sábado, 14 de novembro de 2015
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
COCA-COLA
A Coca-Cola terá pago mais de 5,5 milhões de dólares a cientistas para que transmitissem à opinião pública que a culpa da obesidade é do sedentarismo, e não de uma dieta pouco saudável.
A Coca Cola conseguiu estabelecer parcerias com cientistas influentes nos Estados Unidos da América, e são eles quem tem passado a mensagem de que é o sedentarismo, e não a má alimentação, o principal responsável pela obesidade. Para fornecer apoio logístico e financeiro a estes investigadores, a empresa apoia uma organização sem fins lucrativos, chamada Global Energy Balance Network.
Esta mensagem faz parte da estratégia da Coca Cola para desvalorizar o papel que tem sido atribuído aos refrigerantes no aumento da obesidade e da diabetes tipo 2. A empresa está a usar a organização sem fins lucrativos para convencer a audiência de que a atividade física pode compensar uma alimentação pouco saudável, ainda que já tenha ficado provado que o impacto do exercício na saúde é menor quando comparado com alterações na dieta habitual.
A polémica surge numa altura em que, tanto nos Estados Unidos como noutras regiões do globo, se verifica um esforço da comunidade médica e científica para incentivar a aplicação de taxas sobre os refrigerantes.
Adaptado de "Diário de Notícias"
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
APAV - A VOZ DO SILÊNCIO
A exposição “A Voz do Silêncio” foi inaugurada na quinta-feira e vai decorrer até 20 de agosto, no passeio da Avenida Duque d’Ávila, em Lisboa.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) reúne nesta mostra as suas melhores campanhas de sensibilização para os problemas da violência.
A seleção de 18 cartazes, selecionados por Edson Athayde, põe o dedo nas feridas, antigas e novas, da sociedade portuguesa: do abuso sexual de menores à violência doméstica, passando pelo trabalho infantil, foram estas as imagens que, ao longo da história da APAV, obrigaram Portugal a ver uma realidade que, até então, era só das vítimas.
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
PSD - ESCOLA DE MAGIA
"A verdade dos factos comprova que, face a junho de 2011, houve uma redução efetiva do número absoluto de desempregados em Portugal."
Marco António Costa
porta-voz do PSD
Há 257 mil inativos e 252 mil trabalhadores em situação de subemprego que não são contabilizados como desempregados pelo INE.
Os números são destacados por Eugénio Rosa, economista da CGTP, no seu último estudo, em que salienta que "a redução do desemprego oficial tem sido conseguida através do aumento significativo do número de desempregados que não são considerados nos números oficias de desemprego". Ao todo, no final de março deste ano, havia 256,8 mil inativos disponíveis (desempregados que não procuraram emprego no período em que foi feito o inquérito do INE) e 252 mil trabalhadores em subemprego (aqueles que pretendem ter trabalho a tempo completo mas, como não conseguem, aceitam trabalho a tempo parcial). Somando estes aos 636,4 mil desempregados oficiais (número ainda provisório, relativo a junho), o total de desempregados ultrapassaria os 1,143 milhões. A taxa de desemprego passaria de 12,4% para 22%.
GENESIS - SEBASTIÃO SALGADO
Génesis” é uma jornada em busca do planeta como ele existiu, desde a sua formação e na sua evolução, antes que a vida moderna se acelerasse e nos afastasse do núcleo essencial. É uma busca das paisagens terrestres e aquáticas até hoje intocadas; uma viagem em direcção aos animais e grupos humanos que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo. “Génesis” comprova que o nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em imaculada e silenciosa majestade.
Estas maravilhas foram encontradas nos círculos polares e em florestas tropicais, em extensas savanas e nos tórridos desertos, em montanhas geladas e ilhas desertas, lugares às vezes excessivamente gélidos ou escaldantes, onde apenas as mais resistentes formas de vida perseveram. Outros recantos tornaram-se lar de animais ou de povos ancestrais cuja sobrevivência depende fundamentalmente do isolamento em que se mantêm. O conjunto forma um esplendoroso mosaico da natureza em toda a sua grandiosidade original.
É essa beleza oculta, defendida, protegida que “Génesis” deseja compartilhar. Fazemos um tributo a esse nosso frágil planeta que temos o dever de proteger.
Lélia Wanick Salgado
Curadora
Curadora
segunda-feira, 27 de julho de 2015
JUSTIÇA POR CECIL
DEMAND JUSTICE FOR CECIL THE LION IN ZIMBABWE
Cécil, o felino mais fotografado e acarinhado da reserva zimbabuense de Hwange, foi morto por um caçador furtivo, no início de julho.O leão foi encontrado morto na reserva sem cabeça nem pele, típico comportamento dos caçadores furtivos. A pele e a cabeça destes animais são muito valorizados no mercado. As autoridades calculam que alguém pagou 50.000 euros ao caçador para abater Cécil, cujo porte e beleza eram apreciadas por turistas de todo o mundo.
Até agora a investigação determinou que o animal foi persuadido a sair da reserva através de uma presa morta que foi usada para atrair o leão. Estes dados foram recolhidos devido a um GPS que a Universidade de Oxford colocara em Cécil para conhecer seus hábitos.
ASSINA A PETIÇÃO!
http://www.thepetitionsite.com/821/738/351/demand-justice-for-cecil-the-lion-in-zimbambwe/
O MISTÉRIO DOS RELÓGIOS DE PÊNDULO
O físico holandês Christiaan Huygens, inventor do relógio de pêndulo, reparou que, a partir de certa altura, independentemente da posição de partida, os pêndulos dos relógios colocados na parede do seu quarto acabavam sincronizados, mantendo-se em "oposição de fase": um pêndulo ia para a esquerda, enquanto o outro ia para a direita. Corria o ano de 1665.350 anos mais tarde, o mistério foi resolvido...
Os cientistas portugueses Henrique Oliveira e Luís Melo, investigadores do Instituto Superior Técnico, provaram que na origem da sincronização estão impulsos sonoros, que viajam de relógio para relógio, afetando o balanço dos pêndulos.
sábado, 25 de julho de 2015
GOLFINHOS CHORAM OS SEUS MORTOS
quarta-feira, 22 de julho de 2015
LIVRARIA LELLO-PORTO
Escadaria que inspirou J.K. Rowling em Harry Potter
A Livraria Lello, no Porto, é considerada uma das mais belas livrarias do mundo.
A sua escadaria vermelha inspirou a escritora J.K. Rowlings, que viveu vários anos nesta cidade como professora de inglês num Instituto de Línguas, na saga Harry Potter.
quinta-feira, 16 de julho de 2015
PLUTÃO DE AMOR
A Terra é azul, Marte é vermelho, Júpiter tem um olho (que sabemos ser um furacão imenso), Saturno tem anéis. Qual a aparência de Plutão? O planeta anão está tão longe da gente que mesmo as fotos tiradas do Telescópio Espacial Hubble mostram apenas pontos ou pixels. Com a aproximação da New Horizons, a Nasa começou a receber fotos reveladoras. Plutão é meio marrom
A mancha em forma de coração na superfície de Plutão está dividida ao meio. De acordo com a NASA, o lado esquerdo tem uma aparência mais lisa, enquanto o lado direito tem uma composição diferente, aparentemente áspera.
A mancha em forma de coração na superfície de Plutão está dividida ao meio. De acordo com a NASA, o lado esquerdo tem uma aparência mais lisa, enquanto o lado direito tem uma composição diferente, aparentemente áspera.
DEMOCRACIA FECHOU PORTAS NA EUROPA
A DEMOCRACIA TEM OS DIAS CONTADOS NA EUROPA
"Preferia viver pobre e lutar por mim e por vocês do que estar a trabalhar para pagar a Merkel"
Voula, 39 anos em entrevista a um jornalista português
""Ser um bom economista não é sinónimo de ser um bom político"
Tsypras, primeiro ministro grego após claudicação perante os senhores da Europa
Será Tsypras quer dizer que ser político nem sempre é defender o melhor para o seu povo?
terça-feira, 7 de julho de 2015
POBREZA E INDÚSTRIA DO ARMAMENTO
Os conflitos, que em 2014 deixaram quase 60 milhões de desabrigados em países como Síria, Iraque, República Centro-Africana, Nigéria e Paquistão, continuam sendo a maior ameaça ao desenvolvimento humano, e os Estados frágeis e afetados por conflitos têm as maiores taxas de pobreza, alertou a ONU.
Eis as dez mais poderosas empresas de armamento:
1 (1). Lockheed Martin (EUA) – Armadura de mísseis, eletrônica e espaço aéreo. Vendas por 36,27 bilhões de dólares em 2011. Lucros líquidos: 2,655 bilhões de dólares. 123 mil empregados (132.000)
.
2 (3). Boeing (EUA) – Aviões, eletrônica, mísseis, espaço aéreo. Vendas por 31,83 bilhões de dólares. Lucros líquidos de 4,018 bilhões de dólares. 171.700 empregados (160.500).
3 (2). BAE Systems (Reino Unido) – Aviões, artilharia, mísseis, veículos militares, Naves. Vendas por 29,15 bilhões de dólares. Lucros líquidos por 2,349 bilhões de dólares. 93.500 empregados
(98.200).
4 (5). General Dynamics (EUA) – Artilharia, eletrônica. Vendas por 23,76 bilhões de dólares. Lucros líquidos de 2,526 bilhões de dólares, 95.100 empregados (90 mil).
5 (6). Raytheon (EUA) – Mísseis, eletrônica. Vendas por 22,47 bilhões de dólares. Lucros líquidos de 1,896 bilhão de dólares. 71 mil empregados (72.400).
6 (4). Northrop Grumman (EUA) – Aviões, eletrônica, mís
seis, tanques de guerra. Vendas por 21,390 bilhões de dólares. Lucros líquidos por 2,118 bilhões de dólares. 72.500 empregados (117.100).
7 (7). EADS (UE) – Aviões, eletrônica, mísseis. Vendas por 16,39 bilhões de dólares. Lucros líquidos por 1,442 bilhão de dólares. 133.120 empregados (121.690).
8 (8). Finmeccanica (Itália) – Aviões, veículos de artilharia, mísseis. Vendas por 14,56 bilhões de dólares. Lucros líquidos por 902 milhões de dólares. 70.470 empregados (75.200).
9 (9). L-3 Communications (EUA) – Eletrônica. Vendas por 12,52 bilhões de dólares. Lucros líquidos por 956 milhões de dólares. 61 mil empregados (63 mil).
10 (10). United Technologies (EUA) – Aeronaves, eletrônica, motores. Vendas por 11,64 bilhões de dólares. Lucros líquidos por 5,347 bilhões de dólares. 199.900 empregados (208.220).
Essas cifras confirmam que a guerra é um dos melhores negócios para alguns países e, inclusive, põem à prova as recessões e as crises financeiras. E, mesmo recebendo benefícios significativos, também criam desemprego. O grande problema é que necessitam alimentar-se a cada dia com novas guerras; por isso, têm que inventá-las. Que fariam essas empresas se houvesse paz?
segunda-feira, 6 de julho de 2015
OBRIGADO GRÉCIA
. Os gregos mostraram que não é uma inevitabilidade vergarmo-nos à escravização dos mercados, os novos senhores feudais sem rosto,"mercados ".
Há alterativa à austeridade, à perda de soberania, à dignidade.
Obrigado, Grécia!
Ευχαριστούμε Ελλάδα !
Εγώ δεν είμαι Έλληνας , είμαι πορτογαλική , αλλά η νίκη του " Όχι " , την Κυριακή refrendo με άφησε με την ίδια χαρά που θα είχε αυτό το δημοψήφισμα είχε κάνει στην Πορτογαλία . Οι Έλληνες έκαναν δικαιοσύνη στη γενέτειρα της δημοκρατίας αντιστέκονται εκβιασμό , τη χειραγώγηση και την δηλητηρίαση των πληροφοριών . Οι Έλληνες έχουν δείξει ότι δεν μπορούν vergarmos στον τομέα και την υποδούλωση από αυτές τις νέες φεουδάρχες απρόσωπες « αγορές » .
Ευχαριστούμε Ελλάδα !
quinta-feira, 2 de julho de 2015
DEMOCRACIA DE ILUSÃO
A situação que se vive na Grécia é reveladora da ingerência dos donos da Europa, o capital financeiro especulador de que o BCE, o FMI e a Comissão Europia são o seu braço político, na soberania de um povo. Não há democracia para esta gente, sempre que democracia seja sinónimo de pôr em causa os seus interesses.
Ao longo dos últimos meses, os media controlados por estes senhores sem rosto, tudo fizeram para denegrir o governo grego, desde de graves cisões à exploração velhaca de uma foto de Varoufakis a almoçar com a mulher na varanda.
Tudo tem valido à velha maneira de "os fins justificam os meios",mesmo que às vezes se tornem ridículos, como oministro das finanças alemão Wolfgang Schaeuble, na sua última intervenção. Ameaçador, chantagista, manipulador, crápula.
Vivemos uma democracia de ilusão.
OS REGIMES DITATORIAIS REGRESSARAM, COM NOVAS VESTES, SEM ROSTO, DESUMANOS, TRANSNACIONAIS,....
sábado, 20 de junho de 2015
KARL MARX - ONTEM COMO HIJE...
Karl Marx – carta aos trabalhadores ingleses reunidos em Manchester (1854)
A Grã-Bretanha tem desenvolvido […] o despotismo do capital e a escravidão do trabalho. Em
nenhum outro país foram de tal forma varridos da terra os estádios intermédios entre os milionários
[…] e os assalariados vivendo na miséria. Já não existem aqui, como nos países continentais,
grandes classes de camponeses e de artesãos, quase igualmente dependentes da sua propriedade
e do seu trabalho. Na Grã-Bretanha ocorreu um divórcio completo entre a propriedade e o trabalho.
Em nenhum outro país, aliás, a guerra entre as duas classes que constituem a sociedade moderna
assumiu dimensões tão colossais e características tão distintas e visíveis.
Vamos substuir Grã-Bretanha por União Europeia....
Vamos particularizar, substituindo despotismo do capital por despotismo dos mercados financeiros...
Despotismo é o abuso do poder, e nos dias de hoje, um abuso do poder por quem não foi legitimamente eleito pelos cidadãos
É a superioridade ou a força com que se lida com outros estados e outros povos roubando-lhes a soberania.
Onde se lê "Já não existem grandes classes de camponeses e artesão" passemos a ler "Já não existem grandes classes de pequenos e médios comercioantes e agricultores"....
Ontem como hoje, a detenção do poder económico é determinante no desfecho social e político das nações e dos seus povos.
.
sexta-feira, 12 de junho de 2015
ODE AO RATO - CHICO BUARQUE
Chico Buarque/Edú Lobo
Rato de rua
Irrequieta criatura
Tribo em frenética
Proliferação
Lúbrico, libidinoso
Transeunte
Boca de estômago
Atrás do seu quinhão
Vão aos magotes
A dar com um pau
Levando o terror
Do parking ao living
Do shopping center ao léu
Do cano de esgoto
Pro topo do arranha-céu
Rato de rua
Aborígine do lodo
Fuça gelada
Couraça de sabão
Quase risonho
Profanador de tumba
Sobrevivente
A chacina e à lei do cão
Saqueador
Da metrópole
Tenaz roedor
De toda esperança
Estuporador da ilusão
Ó meu semelhante
Filho de Deus, meu irmão
Rato
Rato que rói a roupa
Que rói a rapa do rei do morro
Que rói a roda do carro
Que rói o carro, que rói o ferro
Que rói o barro, rói o morro
Rato que rói o rato
Ra-rato, ra-rato
Roto que ri do roto
Que rói o farrapo
Do esfarra-rapado
Que mete a ripa, arranca rabo
Rato ruim
Rato que rói a rosa
Rói o riso da moça
E ruma rua arriba
Em sua rota de rato
terça-feira, 9 de junho de 2015
10 DE JUNHO DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
Portugal, Tão Diferente de seu Ser Primeiro
Os reinos e os impérios poderosos,
Que em grandeza no mundo mais cresceram,
Ou por valor de esforço floresceram,
Ou por varões nas letras espantosos.
Teve Grécia Temístocles; famosos,
Os Cipiões a Roma engrandeceram;
Doze Pares a França glória deram;
Cides a Espanha, e Laras belicosos.
Ao nosso Portugal, que agora vemos
Tão diferente de seu ser primeiro,
Os vossos deram honra e liberdade.
E em vós, grão sucessor e novo herdeiro
Do Braganção estado, há mil extremos
Iguais ao sangue e mores que a idade.
Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"
Que em grandeza no mundo mais cresceram,
Ou por valor de esforço floresceram,
Ou por varões nas letras espantosos.
Teve Grécia Temístocles; famosos,
Os Cipiões a Roma engrandeceram;
Doze Pares a França glória deram;
Cides a Espanha, e Laras belicosos.
Ao nosso Portugal, que agora vemos
Tão diferente de seu ser primeiro,
Os vossos deram honra e liberdade.
E em vós, grão sucessor e novo herdeiro
Do Braganção estado, há mil extremos
Iguais ao sangue e mores que a idade.
Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"
segunda-feira, 8 de junho de 2015
NATALIDADE E SUSTENTABILIDADE
Em apenas seis anos, entre 2009 e 2014, morreram quase mais 80 mil pessoas do que as que nasceram nesse período. É o resultado de seis anos consecutivos de saldos naturais negativos (mais óbitos do que nascimentos) e que se fica a dever ao decréscimo constante da taxa de natalidade.
muito se tem falado da sustentabilidade da Segurança Social mas relativamente a este assunto há uma área que me parece merecer a atenção, refiro-me a uma política de maternidade, de fomento do emprego dos jovens e de programas de habitação/arrendamento que tenha como objetivo aumentar a natalidade.
quarta-feira, 3 de junho de 2015
ÁGUA E A LEI DA OFERTA E DA PROCURA
Peter Brabeck-Letmathe, um empresário austríaco que é presidente do grupo Nestle desde 2005, acredita que a resposta para as questões globais da água é a privatização, para que a sociedade tome consciência de sua importância.
Segundo este empresário, muitas pessoas têm a percepção de que a água é gratuita o que faz que em várias ocasiões não lhes dêem valor e a desperdicem. Assim sustenta que os governos devem garantir que cada pessoa disponha de 5 litros de água diária para beber e outros 25 litros para a sua higiene pessoal, mas que o resto do consumo teria que gerido segundo critérios empresariais.
Concluindo, os mais ricos e poderosos teriam acesso ilimitado ao consumo de água para seu deleite, as camadas mais desfavorecidas teriam de contabilizar o seu consumo para que no fim do mês tenham dinheiro para a pagar.
Este, é mais um exemplo deste sistema economico-financeira selvagem, sem escrupulos e desumanizado que tem como único objetivo lucrar com todos os bens do nosso planeta e fez do dinheiro,como diz o papa Francisco, o seu deus.
Convém relembrar que a Nestlé é a líder mundial na venda de água engarrafada.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
hà uns anos, um encarregado de educação abordou-me e considerou que abordar os Direitos da Criança, nas aulas, era perigoso porque depois iam para casa e tornava-se insolentes e exigentes.
| |
Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990. A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças: • a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo. • o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito. • a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente. • a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos. A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos: • os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados) • os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação) • os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração) • os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião) |
terça-feira, 26 de maio de 2015
COLIGAÇÃO NÃO DESISTE DA AUSTERIDADE
Em ano de eleições dão-nos jeito alguns desbocados ministros para nos revelar as intenções da coligação PSD/CDS caso vençam as eleições.Durante uma sessão de perguntas , no âmbito de um evento da Juventude Social-Democrata, em Aveiro, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque disse que “é honesto dizer aos portugueses que vai ser preciso fazer alguma coisa sobre as pensões para garantir a sustentabilidade da Segurança Social”.
“E essa alguma coisa pode passar, se for essa a opção, por alguma redução mesmo nos atuais pensionistas
Austeridade!Austeridade!Austeridade!
A continuação da política de austeridade que tem conduzido ao empobrecimento dos trabalhadores e à ruina da nossa economia levar-nos-á a um retrocesso civilizacional das condições de vida, da educação e da saúde para os patamares dos anos 60`s.
domingo, 24 de maio de 2015
PAPA CRITICA SISTEMA ECONÓMICO MUNDIAL
O Papa Francisco uma vez mais indignou-se com o sistema económico mundial que diz, "põe o deus dinheiro á frente do homem" nega aos jovens o acesso ao trabalho, descrmina as mulheres marginaliza os idosos com pensões miseráveis.
É uma voz marcante na defesa da justiça social.
O que condena no sistema económico mundial é o que estamos a viver com este governo que, a coberto da troika, levou bem mais longe do que lhe era pedido, por Bruxelas e pelo FMI, a degradação das condições de vida dos portugueses, a ruina de grande parte da classe média e das pequenas e médias empresas, a destruição do Sistema Nacional de Saúde e a degradação da Educação.
Vivemos uma nova ordem mundial em que os povos perdem a sua soberania, em que as eleições são uma ilusão de que vivemos em democracia e em que o controlo dos meios de comunicação desviam a atenção das populações para acontecimentos frívolos.
sábado, 25 de abril de 2015
sábado, 4 de abril de 2015
LUÍS MONTENEGRO
"Em 2014, a Câmara Municipal de Espinho procedeu a um ajuste direto no valor de 39.360€ à Sociedade de Advogados Sousa Pinheiro & Montenegro para aquisição de “serviços jurídicos para contencioso”.
Em 2015, a autarquia espinhense repete o processo e volta a adjudicar um contrato para prestação de “serviços jurídicos para contencioso” à mesma sociedade de advogados, agora por 10 meses, no valor de 32.500€.
Estes ajustes não têm justificação possível, a não ser a do uso de dinheiro público para favorecer a empresa do amigo de partido.
Lembre-se que a Câmara Municipal de Espinho está altamente endividada e tem recorrido a medidas de austeridade sobre a população, colocando as taxas municipais no valor máximo, com o argumento de que é necessário colocar as contas em ordem. Mas, ao mesmo tempo, não se importa de desbaratar mais de 70 mil euros em contratação de serviços jurídicos a empresas de companheiros do PSD.
Lembre-se ainda que esta sociedade de advogados foi constituída no final de 2012 sendo, por isso, uma sociedade sem nenhuma especialização ou especial experiência no mercado, tornando ainda mais estranhos estes ajustes diretos."
in esquerda.net
Montenegro é nem mais nem menos que o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro e ex-presidente da Assembleia Municipal de Espinho.
Chegou a hora de exigirmos que fora das lides políticas, no governo e no parlamento, estejam advogados em exercício de funções, para que não haja dúvias quanto às leis que fazem e aprovam e aos interesses dos clientes dos seus escritórios.
Em 2015, a autarquia espinhense repete o processo e volta a adjudicar um contrato para prestação de “serviços jurídicos para contencioso” à mesma sociedade de advogados, agora por 10 meses, no valor de 32.500€.
Estes ajustes não têm justificação possível, a não ser a do uso de dinheiro público para favorecer a empresa do amigo de partido.
Lembre-se que a Câmara Municipal de Espinho está altamente endividada e tem recorrido a medidas de austeridade sobre a população, colocando as taxas municipais no valor máximo, com o argumento de que é necessário colocar as contas em ordem. Mas, ao mesmo tempo, não se importa de desbaratar mais de 70 mil euros em contratação de serviços jurídicos a empresas de companheiros do PSD.
Lembre-se ainda que esta sociedade de advogados foi constituída no final de 2012 sendo, por isso, uma sociedade sem nenhuma especialização ou especial experiência no mercado, tornando ainda mais estranhos estes ajustes diretos."
in esquerda.net
Montenegro é nem mais nem menos que o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro e ex-presidente da Assembleia Municipal de Espinho.
Chegou a hora de exigirmos que fora das lides políticas, no governo e no parlamento, estejam advogados em exercício de funções, para que não haja dúvias quanto às leis que fazem e aprovam e aos interesses dos clientes dos seus escritórios.
quarta-feira, 1 de abril de 2015
SEJA VERDADEIRO, SR. PRIMEIRO-MINISTRO
"É natural que queiram aguardar pela realização das eleições para saber se este caminho que temos vindo a seguir prosseguirá ou não, em termos de consolidação orçamental, por um lado, e de realização de reformas estruturais importantes para a nossa economia, por outro. Isso nota-se no racional que é muitas vezes apontado nessas notas das agências de 'rating'", argumentou.
Passos Coelho, primeiro-ministro
Foi desta forma que Passos Coelho jistificou e aceitou a manutenção da nota BB+ ("lixo") à dívida portuguesa, pelas principais agências de notação financeira.
Para quem tem os cofres cheios e sempre foi um fiel cumpridor dos compromissos financeiros recusando-se firmemente a renogociar a dívida portuguesa, mesmo que tal posição conduzisse dois milhoes de portugueses à condição de pobreza, convenhamos que a politica seguida por este governo foi desastrosa, mesmo aos olhos do capital financeiro.
O que Passos Coelho vem dizer é que, com esta coligação, a austeridade é para perdurar, o desemprego para manter, a degradação do ensino e da saúde uma certeza e o empobrecimento da classe média se vai acentuar porque os mais pobres mais pobres não podem ficar e os mais ricos sempre enriqueceram com as crises económicas.
Encobrindo a verdade, aproveita para chantagear os portugueses, em ano de eleições, ameaçando que se não votrem nele, tempos mais negros virão.
Sr. primeiro-ministro (com letra pequena porque é assim que o vejo) os mercados são um monstro que nunca fica saciado e quanto mais servil for, mais alimento ele necessita.
E o senhor, tem sido de uma fidelidade.....
Seja verdadeiro!
sexta-feira, 27 de março de 2015
CULTURA E DEMOCRACIA
"A primeira regra da democracia é a liberdade e a segunda é a cultura, que ensina a ver, analisar e a criticar. Um povo que não o sabe fazer, que é amoradaçado e não critica sujeita-se"
Francisco Simões, escultor
Alguém deu pela valorização da cultura, nos últimos governos?
Alguém entende o terramoto na educação, com os novos programas das diferentes disciplinas a terem uma componente meramente tecnica e onde não há mais lugar, no ensino básico, ao desenvolvimento de competências ?
terça-feira, 24 de março de 2015
CORRUPÇÃO PARA RIR (OU CHORAR....)
Um ministro português recebeu, em Lisboa, um ministro angolano. Simpático, o ministro português convidou o outro a ir lá a casa. O ministro angolano foi e ficou espantado com a bela vivenda. Em bairro chiquérrimo e com piscina.
Com a informalidade dos luandenses pôs-se a fazer perguntas.
- Com um ordenado que não chega a mil contos limpos, como é que o meu amigo conseguiu tudo isto? Não me diga que era rico antes de ir para o Governo? O ministro português sorriu, disse que não, antes não era rico. E em jeito de quem quer dar explicações, convidou o outro a ir até à janela.
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Sim, respondeu o angolano.
- Pois ela foi adjudicada por 100 milhões. Mas, na verdade, só custou 90... disse o português, piscando o olho.
Semanas depois, o ministro português foi de viagem a Luanda. O angolano quis retribuir a simpatia e convidou-o a ir lá a casa. Era um palácio, com varandas viradas para o pôr-do-Sol do Mussulo, jardins japoneses e piscinas em cascata. O português nem queria acreditar, gaguejou perguntas sobre como era possível um homem público ter uma mansão daquelas. O angolano levou-o à janela.
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Não.
Com a informalidade dos luandenses pôs-se a fazer perguntas.
- Com um ordenado que não chega a mil contos limpos, como é que o meu amigo conseguiu tudo isto? Não me diga que era rico antes de ir para o Governo? O ministro português sorriu, disse que não, antes não era rico. E em jeito de quem quer dar explicações, convidou o outro a ir até à janela.
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Sim, respondeu o angolano.
- Pois ela foi adjudicada por 100 milhões. Mas, na verdade, só custou 90... disse o português, piscando o olho.
Semanas depois, o ministro português foi de viagem a Luanda. O angolano quis retribuir a simpatia e convidou-o a ir lá a casa. Era um palácio, com varandas viradas para o pôr-do-Sol do Mussulo, jardins japoneses e piscinas em cascata. O português nem queria acreditar, gaguejou perguntas sobre como era possível um homem público ter uma mansão daquelas. O angolano levou-o à janela.
- Está a ver aquela auto-estrada?
- Não.
sábado, 21 de março de 2015
ANTÓNIO VITORINO
António Vitorino tem sido apontado como o possível candidato do partido Socialista, à Presidência da República.
Neste momento, além de sócio da sociedade de advogados Cuatrecasas, António Vitorino é também presidente da Assembleia-Geral da Brisa, auto-estradas de Portugal, presidente do Conselho Fiscal da Siemens Portugal, presidente da mesa da Assembleia Geral da Novabase SPGS, presidente da mesa da Assembleia Geral do Banco Santander Totta, presidente da mesa da Assembleia Geral da Finpro SPGS, entre outras. O cargo mais recente foi ocupado em Março de 2014, na sequência da privatização dos CTT. Vitorino foi nomeado vogal não executivo do Conselho de Administração dos CTT, para o biénio 2014/2016.
A sua candidatura seria mais uma personificação da prosmicuidade entre o mundo da política e o mundo dos negócios.
terça-feira, 17 de março de 2015
ESTAMOA A SER MANIPULADOS
.
E se o controlo da comunicação social for utilizado para fabricar os futuros governantes que executam as políticas deste grupo?
e ao mesmo tempo criar situações alarmantes pois, com medo, as sociedades são mais fácilmente manipuláveis.
Na sequência desta crise temos um tratado europeu que retirou a soberania aos estados membros e que de outra forma nunca teria sido aprovado.
Hoje, os governos são supervisionados pela União Europeia e é em Bruxelas que se decide quantas horas semanais trabalhamos, quanto se gasta com a saúde e educação....
E se os políticos eleitos contestam esta política, a comunicação social trata de os apresentar como demónios e das suas vitórias cria derrotas.
«O Clube Secreto dos Poderosos - Os Planos Ocultos de Bilderberg» de Cristina Martín Jiménez
, jornalista espanhola é um livro que vale a pena ler.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4359579
aqui encontra a entrevista da autora á TSF
E se esta crise tiver sido planeada pelo Clube Bilderberg, como meio de limitar a soberania dos Estados?
E se a União Europeia for um labortório experimental para, no futuro, se criar um governo a nivel mundial?E se o controlo da comunicação social for utilizado para fabricar os futuros governantes que executam as políticas deste grupo?
e ao mesmo tempo criar situações alarmantes pois, com medo, as sociedades são mais fácilmente manipuláveis.
Na sequência desta crise temos um tratado europeu que retirou a soberania aos estados membros e que de outra forma nunca teria sido aprovado.
Hoje, os governos são supervisionados pela União Europeia e é em Bruxelas que se decide quantas horas semanais trabalhamos, quanto se gasta com a saúde e educação....
E se os políticos eleitos contestam esta política, a comunicação social trata de os apresentar como demónios e das suas vitórias cria derrotas.
«O Clube Secreto dos Poderosos - Os Planos Ocultos de Bilderberg» de Cristina Martín Jiménez
, jornalista espanhola é um livro que vale a pena ler.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4359579
aqui encontra a entrevista da autora á TSF
sexta-feira, 13 de março de 2015
LAMENTO PROFUNDAMENTE
"Há muitos que deviam pagar os seus impostos e não pagam porque não declaram as suas actividades. Ora nós temos a obrigação de corrigir estas injustiças, não há nada mais social-democrata do que isso. O que deve orientar um princípio de social-democracia é a igualdade de oportunidades não é o privilégio, mesmo o pequeno privilégio. Se há quem que se ponha fora das suas obrigações para com a sociedade tendo muito ou pouco, esse alguém esta a ser um ónus para todos os outros que têm um fardo maior."
Passos Coellho primeiro-primeiro ministro em fevereiro 2014
"O debate público da última semana tem sido marcado pela minha carreira contributiva. As falhas, reconheci-as publicamente, e lamento profundamente não ter tido consciência dessas obrigações"
Passos Coellho, primeiro- ministro em março de 2015
Os descontos para a Segurança Social de trabalhadores independentes, que Passos Coelho referiu que ignorava, são obrigatórios desde 1982. As circunstâncias do fim da isenção deveriam ter sido declaradas pelo primeiro-ministro em 1999.
quinta-feira, 12 de março de 2015
SACOS PLÁTICOS E HÁBITOS MAIS SUSTENTÁVEIS
A cultura do saco plástico, que durante anos invadiu a nossa rotina, conheceu o fim com o taxamento pela sua utilização.Foi uma morte rápida. Nunca tinha visto um fim tão repentino nos hábitos dos portugueses.
Vou ao supermercado e não vejo ninguém a utilizar sacos de pláticos, a não ser os sacões reutilizáveis. E quem se esqueceu em casa do seu, arruma muito bem as compras no carrinho e lá vai pelo centro comercial, parando numa e noutra montra ... ...descendo as escadas rolantes e acondicionando o arroz, a fruta, os vegetrais e os iogurtes no porta bagagens do seu carro.
A Natureza e a Saúde agradecem.
A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele. O plástico é um material novo na natureza, surgiu em 1862 e as bactérias e fungos que decompõem os materiais não tiveram tempo de desenvolver enzimas para degradar essa substância. Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogenio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo. Com a evolução, os microorganismos devem se adaptar, mas isso pode levar milhões de anos.
Para além da poluição visual, podemos ver associados outros impactes: para a saúde (dado que poderão incorporar a cadeia alimentar), económicos (causam danos em equipamentos de pesca ou aquacultura, com repercussões no turismo e na limpeza de praias) e ecológicos (são confundidos por alimento e ingeridos por tartarugas, peixes ou aves).
sábado, 7 de março de 2015
A CULTURA EM PORTUGAL
Os portugueses são dos cidadãos da União Europeia com menores taxas de participação em actividades culturais, segundo o relatório do Eurobarómetro.
Vamos menos ao cinema, quase não vamos a bibliotecas públicas nem visitamos museus. A espectáculos de teatro, dança ou ópera vamos muito pouco; só a concertos, de vez em quando. Não temos grande interesse em ler um livro, nem costumamos visitar monumentos. Mas vemos e ouvimos muita televisão e rádio.
Falta estimular o ensino cultural nas escolas. Falta os decisores políticos, e a sociedade em geral, olharem para a cultura como um bem essencial. E falta um maior investimento.
O secretário de stado da cultura, Jorge barreto Xavier nomeou, em período de contação para os portugueses, 26 pessoas para o seu gabinete.
26 são 26 pessoas. Poderão ser poucas ou ser muitas.
Tudo depende do trabalho realizado.
Como não me apercebo de que este governo tenha uma política cultural.....
quinta-feira, 5 de março de 2015
TAP
"Estavamos a correr numa grande duna e cruzámo-nos com uma expedição de jipes. Como eu inha uma camisola da TAP, que é o meu patrocinador, apontaram para mim e gritaram "PORTUGAL! PORTUGAL!". Associaram logo."
Manuel Machado, maratonista
Há marcas, produtos, pessoas que são a imagem de Portugal, no mundo.
A TAP é uma delas.
Não há como entender a privatização desta empresa.
Manuel Machado, maratonista
Há marcas, produtos, pessoas que são a imagem de Portugal, no mundo.
A TAP é uma delas.
Não há como entender a privatização desta empresa.
segunda-feira, 2 de março de 2015
A DÍVIDA DO NOSSO PRIMEIRO
O primeiro-ministro
não pagou as contribuições para a segurança social entre 1999 e 2004
porque não foi notificado….
Mas quem é notificado, recordando-lhe as suas obrigações fiscais?
Um economista com passagem pelo parlamanto, como deputado....é no mínimo caricato esse desconhecimento….
Mas, antes de chegar a primeiro-ministro, deveria verificar se
tinha todas a s suas contribuições em dia…..Era o que deveria ter feito, para quem estava disposto a montar uma feroz máquina fiscal atrás de qiuem tinha dívidas ao fisco…
Pagar uma dívida prescrita, em véspera de a notícia sair
num jornal…também não fica nada bem.
Fica a dúvida, se a imprensa não tivesse divulgado esta caricata situação, alguma vez Passos Coelho iria regularizar a sua situação perante a Segurança Social que já estava regularizada com a prescrição?
Mais estranho ainda, há um grupo de políticos, banqueiros e
empresários para quem é necessário uma autorização especial para consultar os
dados fiscais….
domingo, 1 de março de 2015
RÚSSIA: COINCIDÊNCIAS....
Oficialmente, só existem duas hipóteses/explicações para o caso, uma tem a ver com um assassínio encomendado, uma “tentativa de desestabilização da situação política” interna e a outra com uma vingança de jihadistas pela sua origem judaica e ter-se manifestado contra o atentado de Paris.
Foram, vários os opositores a Putin que morreram assassinados, por doenças misteriosas ou envenenados nos últimos 15 anos.
Vladimir Putin foi agente do KGB e do seu sucessor FSB antes de entrar na política, onde teve uma ascenção meteórica e chegou à Presidência em 2000.
Durante os primeiros dois mandatos (2000-2008) alguns dos seus críticos tiveram mortes trágicas:
- Yuri Petrovich Shchekochikhin, jornalista de investigação , escritor e deputado liberal no parlamento russo.Shchekochikhin notabilizou-se escrevendo e fazendo campanha contra a influência do crime organizado e da corrupção que envolvia altos oficiais do FSB e lavagem de dinheiro por meio do Bank of New York . Morreu repentinamente em julho de 2003 com uma misteriosa doença, alguns dias antes de sua partida programada para os Estados Unidos , onde planeava encontrar-se com investigadores do FBI. Os sintomas da sua doença encaixam num padrão de intoxicação por materiais radioativos e foram semelhantes aos sintomas de Nikolai Khokhlov , Roman Tsepov e Alexander Litvinenko .
- Anna Potitkovskaya, jornalista, escritora e ativista dos direitos humanos , foi assassinada em outubro de 2006. Ela era bem conhecida pela sua oposição ao conflito na Chéchénia e crítica de Putin. O livro de Politkovskaya,"A Russia de Putin" , é uma crítica à presidência de Putin e também ao conflito checheno. Ela acusou Putin e o serviço secreto russo FSB de sufocar todas as liberdades civis, mas admitiu que "nós é que somos responsáveis pela política de Putin".
Após a sua reeleição em 2012:
-Boris Abramovich Berezovsky, empresário e político. Tido como um dos "oligarcas russos", que beneficiaram da liberalização económica pós-soviética, tornando-se imensamente ricos e influentes, sobretudo quando passaram a integrar o círculo de poder, em torno de Yeltsin. Berezovsky era um crítico de Putin. Acusado de fraude fiscal e de lavagem de dinheiro, fugiu da Rússia . Acusou Putin de ordenar o envenenamento do dissidente Alexander Litvinenko, antigo agente do FSB, o serviço secreto russo, que também vivia exilado no Reino Unido. Em março de 2013, foi encontrado morto no seu apartamento, em Londres, vítima de uma doença misteriosa.
Coincidências?.....
-
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
ALEMANHA O "PADRINHO" DAS ECONOMIAS EUROPEIAS
Na Alemanha, a falta de investimento público e privado tem vindo a refrear o crescimento da maior economia europeia e acentuar o elevado excedente da balança comercial.
Esta situação reflete-se negativamente nos restantes países da União Europeia.
A Alemanha sente-se um estado acima dos outros estados, esquecendo-se de um dos objetivos da União Europeia:
"A promoção da coesão económica, social e territorial e a solidariedade entre os Estados-Membros"
Em relação ás economias mais fracas, a dureza das medidas que impõe e que têm conduzido à recessão, ao desemprego, ao fim do Estado Social e a um agravar das condições sociais das populações, também não tem em conta outro objetivo da União Europeia:
"O desenvolvimento sustentável da Europa, assente num crescimento económico equilibrado e na estabilidade dos preços, numa economia social de mercado, altamente competitiva, que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social"
Quando, arrogantemente, invoca o dinheiro dos contribuintes alemães para justificar a austeridade que impõe, omite, deliberadamente, que a sua política visa garantir os lucros dos bancos e fundos alemães.
Esta situação reflete-se negativamente nos restantes países da União Europeia.
A Alemanha sente-se um estado acima dos outros estados, esquecendo-se de um dos objetivos da União Europeia:
"A promoção da coesão económica, social e territorial e a solidariedade entre os Estados-Membros"
Em relação ás economias mais fracas, a dureza das medidas que impõe e que têm conduzido à recessão, ao desemprego, ao fim do Estado Social e a um agravar das condições sociais das populações, também não tem em conta outro objetivo da União Europeia:
"O desenvolvimento sustentável da Europa, assente num crescimento económico equilibrado e na estabilidade dos preços, numa economia social de mercado, altamente competitiva, que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social"
Quando, arrogantemente, invoca o dinheiro dos contribuintes alemães para justificar a austeridade que impõe, omite, deliberadamente, que a sua política visa garantir os lucros dos bancos e fundos alemães.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
PERSEGUIÇÃO POLÍTICA EM "DEMOCRACIA"
Jorge Silva Carvalho ex-diretor do Serviço de informações Estratégicas e Defesa disse, em tribunal, ter acedido à faturação detalhada do telemóvel de um jornalista, apesar de ser proibido por lei.
Disse, ainda, ser uma prática habitual dos serviços secretos portugueses e que o fez de acordo com orientações superiores.
Quem lhe terá dado essas informações? Um Ministro?
Será que iremos ficar a saber ou não lhe será dada autorização para falar livremente em Tribunal?
Afinal, a perseguição política não terminou com o 25 de Abril.
Então, tínhamos a PIDE, Silva Pais, Salazar, Américo Tomáz.
Hoje, temos SIED, Jorge Carvalho, e os mandantes ....
Anónimos como os mercados.....
sábado, 21 de fevereiro de 2015
(DES)HARMONIA DE UMA COLIGAÇÃO GOVERNAMENTAL
Juncker com ao afirmar "Pecámos contra a dignidade dos povos da Grécia, Portugal e Irlanda", começa a criuar embaraços por essa europa fora.
A começar por Portugal!.......
"Acho que é uma declaração bastante infeliz porque a dignidade dos portugueses nunca foi beliscada"
Marques Guedes - ministro da presidência e militante do PSD
"As críticas de Juncker sobre a troika coincidem com os alertas deixados pelo CDS, nos últimos três anos"
Nuno Magalhães - líder parlamentar do CDS
"Vocês ouviram-me diuzer que um co governo com o sindicato dos credores era um vexame para uma nação com nove séculos de história"
Paulo Portas - Vice primeiro ministro e presidente do CDS
"A dignidade de Portugal nunca estevbe em causa"
Passos Coelho - primeiro ministro e presidente do PSD
Com parceiros destes não são precisos detratores da coligação.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
GOVERNO SEM DIGNIDADE
“Pecámos contra a dignidade dos cidadãos da Grécia, Portugal e, muitas vezes, da Irlanda também”
Jean Claude Junkers
As declarações do presidente da Comissão Europeia contrastam com a posição do governo português, um governo sem alma, sem princípios humanistas, com um primeiro-ministro, Passos Coelho, que é mais um "fiel amigo" de Angela Merkl que um defensor dos interesses nacionias.
Primeiro-minstro que tem na figura do Presidente da República, Cavaco Silva, um íncondicional e acrítico apoiante, a quem não designo por asno, por respeito à figura de estado mas sobre quem poderei dizer que D. Duarte não teria, enquanto Rei, um desempenho menor.
"Acho, manifestamente, que é uma declaração bastante infeliz do presidente da CE porque nunca a dignidade de Portugal nem dos portugueses foi beliscada, pela 'troika' ou qualquer das suas instituições. Só posso classificá-la como declaração infeliz".
Marques Guedes
ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares
Mas o que é a dignidade para esta classe corrupta e que se quer perpetuar no poder, com a alternãncia governativa?
Não será beliscar a dignidade dos portugueses, o desemprego e a pobreza crescentes, a perda para as instituições bancárias das habitações, a degradação da saúde e do ensino público, a ausência, para os jovens, de uma perspetivas de vida independente, a ruína de tantos pequenos e medios empresários, a perda de garantias sociais e laborais, a perda das economias de uma vida levadas pela corrupção e gestão danosa da banca e encoberta pelas mais altas figuras da nação, a "fuga" para o estrangeiro de profissionais altamente qualificados que não vêem reconhecido o seu trabalho, em Portugal, a venda a preço de saldo, ao capital estrangeiro, de empresas estratégicas para a economia nacional....?
Chegou a hora de dizer "BASTA!"
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
MEDIDA LEGISLATIVA - CORRUPÇÃO
A proposta de alteração ao código penal que a Assembleia da Republica se prepara para aprovar, vem dar cumprimento às recomendações do Grupo de Estados Contra a Corrupção do Conselho da Europa, enviadas para Portugal em 2010. Os corruptos não serão sujeitos a pena de prisão, se renunciarem voluntariamente ao acto no prazo máximo de 30 dias, restituírem as vantagens que obtiveram e se o procedimento criminal não se tiver iniciado
Prevê, também, penas mais pesadas, para os titulares de cargos políticos, por tráfico de influências e peculato.
No setor privado, são agravadas as penas para crimes de corrupção activa e passiva e protecção para quem denuncie a prática de crimes.
É uma boa inicitiva pois é importante que haja legislação para os tribunais atuarem, mas não deixa de ser importante a vontade política de viabilizar ,na prática, os investigadores com dotação de meios para o combate à corrupção.
Mas, vontade política haverá?
Prevê, também, penas mais pesadas, para os titulares de cargos políticos, por tráfico de influências e peculato.
No setor privado, são agravadas as penas para crimes de corrupção activa e passiva e protecção para quem denuncie a prática de crimes.
É uma boa inicitiva pois é importante que haja legislação para os tribunais atuarem, mas não deixa de ser importante a vontade política de viabilizar ,na prática, os investigadores com dotação de meios para o combate à corrupção.
Mas, vontade política haverá?
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
AUSTERIDADE NÃO É PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO ESTRADO
Com a austeridade a atingir os salários da função pública e das pensões e a dispensa de funcionários públicos, os encargos com as remunerações dos membros dos gabinetes dos minitros aumentaram 20,4%, dese que o governo de Passos Coelho entrou em funções, em outubro de 201, até agosto de 2014
Este aumento teve por base, de acordo com as Estatísticas do Emprego Público, o crescimento do salário mensal do pessoal político.
Palavras para quê?
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
PLANO JUNKERS E UMA EUROPA A DOIS TEMPOS
O Plano Junkers que visa relançar o investimento na Europa, faz-se acompanhar das já conhecidas recomendações para desregulamentar as relações laborais, precarizar o emprego e baixar os salários, reduzir os impostos e as contribuições do patronato para a Segurança Social e prosseguir com a chamada “racionalização” da administração pública.
E conhecemos as consequências trágicas para a economia que tais políticas trouxeram para Portugal e Grécia.
Por outro lado, acentua uma Europa a dois tempos com o alargar do fosso entre os paises do norte e do do sul da Europa.
Ao condicionar o acesso a linhas de crédito, aos países com defice inferior a 3%, mais não faz que direcionar o investimentopara os países com economias dominantes.
Vejamos o caso português, em que o defice está associado à falta de criação de riqueza (e corrupção) .
Não havendo investimento, não há crescimento e sem crescimento não se cria riquezas, não se diminui o desemprego, não aumenta a procura interna e cada vez estamos mais sujeitos ás flutuações do mercado externo.
Em nada o Plano Junkers revela a solidariedade entre os países da comunidade
É evidente que, para o desenvolvimento de um país, são importantes umas finanças públicas saudáveis mas, Salazar tinha um equilibrio orçamental invejável aos olhos destes políticos e Portugal não deixava de ser o país mais pobre e atrasado da Europa.
domingo, 8 de fevereiro de 2015
A MÁSCARA DE PAULO MACEDO CONTINUA A CAIR
O governo e o laboratório farmaceutico Giead chegaram a acordo para o fornecimento do Sofosbuvir, medicamento com 95% de eficácia no tratamento da hepatite C, um dia depois da intervençaõ de José Saldanha na Comissão de Saúde e dois após a morte de uma doente por falta de tratamento. José Saldanha, em fase terminal da doença e em desespero pelo protelamento da autorização para lhe ser ministrado o medicamento, interpelou o Ministro da Saúde e veio a receber, após a sua intervenção, um pedido desculpas de Paulo Macedo pelo atraso.
Finalmente, o acesso ao medicamento está desbloqueado mas a máscara do Ministro vai caindo.
Como é possível, a teia burocrática e desumanizada com que estavam a ser atendidos os doentes em fase terminal?
como é possível o ministro não saber o que se passava e só decidior a intervir após a humilhação na comissão de Saúde?
Só é possível entender num quadro em que os doentes deixaram de ser gente para serem vistos como gastadores dos dinheiros públicos.
Claro que atitude do Laboratório em querer fazer valer a situação priveligiada em que se encontra, por ter o único medicamento eficaz contra a doença, é criticável, mas na lógica de Passos Coelho é entendivel, não é assim que funcionam os mercados e a lei da oferta e da procura?
Nada justifica uma morte. Nem o que parece ter sido o bom negócio que o ministro conseguiu nas negociações com a farmaceutica.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
CONTRADIÇÕES SOBRE RELATÓRIO DO FMI
Portugal voltou aos níveis de pobreza e exclusão social de há dez anos. Agora, como em 2003 ou 2004, uma em cada cinco pessoas é pobre. Dois milhões de portugueses.
São valores apresentados pelo INE.
O governo de Passos Coelho pediu um estudo sobre onde e como cortar mais 4 mil milhões de euros nas funções sociais do Estado.
E a quem pediu o parecer?
A quem conduziu Portugal a um retrocesso na pobreza de dez anos - o FMI.
"Estão a falar de um documento que não é um documento final nem é um documento oficial do FMI, por isso mesmo, não foi sujeito a uma avaliação por parte do Governo Português", afirmou Pedro Mota Soares, Ministro da Solidariedade e da Segurança Social.
Então, por que razão pediram um relatório ao FMI sobre o assunto?
Eis as principais medidas propostas:
1 - Cortes no subsídio do desemprego, que “continua demasiado longo e elevado”. O Estado pouparia até 600 milhões de euros se quem estivesse desempregado há 10 meses visse o subsídio reduzido para o valor do subsídio social, ou seja, para 419,22 euros;
2 - Dispensa de 50 mil professores, que permitiria poupar até 710 milhões de euros. Aumento do horário de trabalho para 40 horas semanais, aumento da duração das aulas e recurso à mobilidade especial, no âmbito do sistema educativo;
3 - Subida nas taxas moderadoras na saúde e diminuição destes serviços. A taxa paga numa urgência hospitalar polivalente de 20 euros para 33,62 euros, além da criação de um pacote de cuidados essenciais, reduzindo assim o leque de serviços oferecidos;
4 - Cortes nos sistemas de pensões de militares e polícias, considerados “demasiado generosos”. Tendo em conta que a classe goza de “regalias excessivas”, sugere-se a eliminação de créditos-extra previstas, a integração dos subsistemas no Serviço Nacional de Saúde, embora se reconheça que os salários estão estre os mais baixos da Europa;
5 - Aumento das propinas no Ensino Superior, para que seja possível alcançar poupanças significantes e duradouras e reduzir o subfinanciamento;
6 - Despedimento de excendentários da Função Pública ao fim de dois anos, uma vez que o quadro de mobilidade especial deveria ser temporário e os seus procedimentos simplificados;
7 - Mudança “urgente” nas tabelas salarias da Função Pública e dispensa de trabalhadores, entre os 10% e os 20%, o que permitiria uma poupança entre 795 e 2.700 milhões de euros;
8 - Cortes nos salários e nas pensões. Eliminação de todos os regimes de excepção das pensões, que passariam a ter mais escalões em função dos anos de desconto, podendo sofrer cortes até 20%;
9 - Subida da idade da reforma para os 66 anos e proibição expressa de reformas antes dos 65 anos, mesmo para quem cesse o subsídio de desemprego;
10 - Delegação de competências de ensino aos privados, apostando em contratos de associação, alegando que a concorrência de mercado seria benéfica para as escolas públicas.
http://static.publico.pt/docs/economia/RelatorioFMIPortugal.pdf
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
QUEM DEFENDE INTERESSES BACIONAIS NA EUROPA
Passos Coelho disse esperar que o novo Governo grego "exerça nas suas competências tudo o que está ao seu alcance para conciliar as necessidades de crescimento que a Grécia tem com a necessidade também de cumprir as regras - que são regras que não foram desenhadas especialmente para a Grécia, são regras que são válidas para todos os países europeus".
Onde está escrito regras deve ler-se austeridade, contenção, desemprego, limitação do Estado a funções administrativas e de defesa nacional, submissão aos mercados...
Razão tinha Marisa Matias, deputada do BE no Parlamento Europeu quando afirmou após vitória do Syrisa na Grécia, "Portugal vai ter agora quem o defenda no Conselho Europeu".
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
GRÉCIA A VOZ DA DEMOCRACIA
Em 507 a.C., Clístenes assumiu o comando de Atenas e realizou um vasto programa de reformas, no qual se estendeu os direitos de participação política a todos os homens livres nascidos em Atenas: os cidadãos. Desse modo, consolidava-se a democracia ateniense.
Em grego, "kratos" significa poder, e "demos" significa povo .
Ontem, a Grécia voltou a ser a voz da democracia mostrando à Europa, com a vitória do Syriza, que é possível dizer não à austeridade, a Merkle e aos mercados.
Nem a pressão e a tentativa de ingerência no resultado das eleições atemerozou o povo grego.
Neste momento, o receio dos Senhores feudais da Europa é que a vitória do Syrizaza venha a levar os espanhóis a voatarem Podemos em Espanha e dar força aos autonomistas de vários países europeus.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
PRIVATIZAÇÃO DA PT
"Ao não querer agir e proteger o país, ao não liderar uma alternativa à venda da PT Portugal, o Estado é cúmplice da entrega da empresa que tem o monopólio das infraestruturas de comunicações, uma empresa que tem centros de investigação, que emprega milhares de trabalhadores a um 'fundo abutre'."o Estado foi conivente com a entrega de uma das mais importantes empresas portuguesas ao capital estrangeiro, que tem como único objetivo retirar lucro e dividendos da PT Portugal, tal como já fizeram com a PT SGPS no passado, com um futuro incerto para os trabalhadores, um futuro incerto para a economia nacional"
Mariana Mortágua, BE
A PT tem o monopólio das infraestruras de comunicações e um importante centro de investigações, dos melhortes na Europa e no mundo, com uma importaância estratégica nevrálgica para o desenvolvimento da economia e é entregue no que foi considerado " um negócio menos mau" nãos e sabe bem a quem...
O governo Passos/Portas é o governo leviano, irresponsável e que de certeza será o governo de alguém que não o governo dos portugueses, dos que os apoiam e dos que o contestam....
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
PRIVATIZAÇÕES
Portugal está a ser vendido a retalho, tudo o que é produtivo e estratégico, para a economia nacional, vende-se.PT, EDP, e agora a TAP que garante a comunicação de Portugal com os países lusófonos e com o mundo da diáspora portuguesa.
Mas o problema vem de longe, desde a adesão á União Europeia.
Recordo um professor de história dizer, na altura, agora somos europeus....como se a Europa até então terminasse em espanha.
Proliferaram os campos de golfe porque o futuro estava nos europeus séniores que viriam a a correr para Portugal à procura de sol...
Mas conhecem algum país que viva do turismo e em que a população não viva na miséria?
Agora, as diretizes europeias canalizam-nos para privatizar tudo o que está nas mãos do estado.
Primeiro limpam-se as empresas de resíduos tóxicos, criando uma empresa estatal para os absorver e depois, os contribuintes pagam as dívidas e uma empresa limpinha, pronta a laborar, vai para as mãos dos privados ao preço da uva mijona.
Mas este novo capital que entra é produtivo?
Não!
Não cria emprego, não cria riqueza, nada acrescenta à nossa economia.
Será do interesse nacional ou do interesse dos mercados esta política de privatizações?
E não venham com a desculpa esfarrapada da Troika e do Sócrates porque são todos farinha do mesmo saco.
Subscrever:
Mensagens (Atom)