sábado, 17 de agosto de 2013

PRESSÃO SOBRE O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL




No Pontal, Passos Coelho continuou a sua estratégia de pressionar o Tribunal Constitucional para poder governar sem a Constituição.

É a tentativa de um golpe palaciano para liquidar a lei suprema do país. Lei que, ainda, nos permite respirar um pouco de democracia. Nela estão consagrados os direitos fundamentais dos cidadãos e as grandes orientações políticas a que os órgãos do Estado devem obedecer.

Sem a Constituição, os governos, com uma maioria na Assembleia, alienariam os destinos do país aos interesses económicos e ideológicos que defendessem.

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA


Vai decidir-se, hoje, no contra-relógio o vencedor da Volta a Portugal em ciclismo.
Fico a torcer para que o vencedor seja um português , Rui Sousa, um excelente ciclista que aos 37 anos, terá provavelmente a última oportunidade de se sangra vencedor desta prova.
Cresci, no tempo em que o ciclismo era o desporto mais popular a seguir ao futebol.
Na véspera das míticas etapas da Sra da Graça e do Torre, milhares de adeptos do ciclismo acampavam ao longo da escalada, confratenizando e escrevendo, pela rampa acima, o nome do seu ciclista de eleição, para assim lhe dar alento e forças renovadas para continuar a pedalar.
Á  passagem dos ciclistas, não se continham, corriam lado a lado com os ciclistas, que passavam em pequenos grupos, gritando o nome do seu ciclista preferido e, alguns, não resistindo, empurravam-nos pelo selim ou deitavam-lhes água para se refrescarem.
Na rádio, os quilómetros finais eram relatados, em direto, e eu punha-me a visualizar o que se estava passando na estrada.
Era o tempo de Peixoto Alves, Francisco Valada, João Roque, Joaquim Agostinho, Américo Silva, Fernando Mendes, Jorge Corvo, Herculano Oliveira, Firmino Bernardino, Venscelau Fernandes e tantos outros.
A camisolas do Benfica, Sporting e Porto andavam na estrada e ao ciclismo devem muito da sua popularidade. 
Naquela altura, o doping dava pelo nome de anfetaminas.
Hoje, mais sofisticado, sempre á frente dos meios que os detetam, põem em risco o desportista e o homem.
Mortes por paragem cardíaca, depressões que levam ao suícidio.... o ciclismo está a suicidar-se.
Os patrocinadores exigem vitórias, os ciclistas procuram dar-lhas a qualquer preço e os primeiros demarcam-se quando a coisa dá para o torto e abandonam a modalidade.É urgente que a UCl, os ciclistas, diretores desportivos, médicos, patrocinadores e organizadores das competições se entendam.
As provas não podem ser tão duras  e longas  e é necessário rever o que os ciclistas podem tomar que os ajude a recuperar, mas não falseie a verdade desportiva, nem ponha em perigo a saúde do atleta.
Os patrocinadores têm, de entender que só um pode vencer.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

QUE FUTURO PARA MILHARES DE DOCENTES?



A lista de graduação do concurso de mobilidade de professores mostra uma realidade assustadora para milhares de docentes. Entre professores do quadro de escola ou agrupamento e professores do quadro de zona pedagógica, estão a concurso 18000 candidatos,18000  professores sem horário.
Este é o resultado da política do governo, nomeadamente, o aumento do número de alunos por turma, a redução do número de turmas, o aumento do horário trabalho e a eliminação de disciplinas do currículo do ensino básico.

Há menos alunos? Não, com a crise muitos pais viram-se obrigados a tirar os seus filhos do ensino privado e a matricula-los no ensino público.

Não se trata de uma racionalização dos recursos humanos, mas uma medida de degradação do ensino público.
Não é por acaso, que o cheque-ensino aparece na ribalta. O seu objetivo é estancar a fuga de alunos do privado para o público, mesmo que isso signifique uma degradação do ensino e o despedimento em massa de docentes.

Algumas expectativas se colocam, para Setembro.

  • Quantos professores do quadro irão para entrar na requalificação da função pública, ao não conseguirem ser colocados numa escola?
  • O que acontecerá, juridicamente, aos docentes do quadro de zona pedagógica que  não forem colocados?
  • Quantos docentes que foram contratados no anterior ano letivo, estarão a lecionar?

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

DESPEDIMENTOS NA FUNÇÃO PÚBLICA




Passos & Portas continuam a revelar a sua insensibilidade e indiferença perante o sofrimento e angustia que provocam nos portugueses.
Os alvos são sempre os mesmos, os pensionistas e os funcionários públicos.
É fácil, continua a persistir a ideia, entre os trabalhadores do setor privado, que os funcionários do Estado são uns priveligiados. E,  com comentários sectários e divisionistas que os governantes vão deixando sair para a opinião pública, alimentam esse sentimento, para melhor levar a água ao seu moinho.
REDUZIR A INTERVENÇÃO DO ESTADO Á JUSTIÇA E Á DEFESA.
Assim, compreende-se os despedimentos na função pública. Para que são necessários funcionários para a saúde, a educação e a segurança social se o objetivo é privatizar estes setores, reduzindo, ao mínimo, a participação do Estado?
O modo que escolheram, para amedrontar os funcionários, é revelador do caráter destes governantes.
Envio de cartas, num período de férias, deixando os trabalhadores que as recebem, em situação de fragilidade, sem contato com o local de trabalho, seus superiores e com colegas.
- Quem recebeu a carta? Terei sido só eu? Se sair agora tenho estas "regalias" e para o ano, depois das novas leis do trabalho entrarem em vigor, não será pior? Quem me poderá ajudar? Estão todos de férias, não consigo contatar ninguém.




terça-feira, 13 de agosto de 2013

PETIÇÃO NÃO À PROVA DE INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE




Por tudo o que escrevi no blog sobre a prova de acesso à carreira docente, deixo-vos aqui a petição relativa ao assunto, SE ENTENDER ASSINAR.


«Não à Prova de Ingresso na Carreira Docente»

QUEREMOS A NOSSA REMUNERAÇÃO DE VOLTA


Aproveito o blog para divulgar a petição que visa recuperarmos o dinheiro que nos levaram, enquanto a subvenção dos políticos se mantêm intacta.

 Caras e caros amigos,
 
Tomo a liberdade de vos contactar de novo para vos dar conhecimento de que, ao fim de 10 dias, a Petição já foi subscrita por mais de 7 000 pessoas.

 Aos que já a subscreveram lembro a importância de a divulgarem pelos vossos contactos. Aos que por qualquer razão ainda o não fizeram, venho convidá-los a fazerem-no, uma vez que está em jogo direitos que nos foram retirados e prometeram repô-los.

Um abraço,
Cipriano Justo


ASSINE A PETIÇÃO
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70467

DE ESPANHA VEIO O EXEMPLO




O FMI tinha encontrado uma solução para resolver o grave problema de desemprego com que a Espanha se debate.
Reduzir os salários em 10%.
Mariano Rojoi e os espanhóis disseram, NÃO!
Não é que quisesse que o nosso primeiro-ministro fosse Rojoi, longe de mim tal ideia, mas devo tirar-lhe o chapéu, por ter recusado estratégia de Lagarde e correlegionários.
Os salários e o nível de vida dos espanhóis é muito superior ao nosso, mas mesmo assim, o governo espanhol teve uma atitude diferente dos nossos governantes.
Para Passos & Portas, quando a Troika diz "Mata!", eles respondem-lhes "Matar é pouco! Esfola!"

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO?


O próximo ano letivo será marcado pela desorganização e degradação do ensino público.
A política do governo Passos & Portas de cortar, cortar, cortar sem a mínima preocupação em manter a qualidade do ensino nas escolas públicas, é socialmente criminosa.
O aumento do horário e a burocratização do serviço docente, fará com que a essência da profissão docente seja subalternizada relativamente ao trabalho burocrático.

O aumento do número de alunos, por turma, impede a realização de um trabalho pedagógico de qualidade, personalizado com diversificação de estratégias que vá ao encontro do ritmo das aprendizagens dos alunos, quer dos que apresentam dificuldades quer dos que apresentam um potencial de aprendizagem mais elevado.

A incerteza que se vive na educação, traz os professores sem a tranquilidade emocional necessária para quem lida com jovens e vive os seus problemas,  leva trabalho para casa e vê tantos fins de semana  serem passados a corrigir testes, a preparar material pedagógico, preparar reuniões, elaborar atas e relatórios e a pôr em dia o seu trabalho de direção de turma, já que as horas atribuídas são insuficientes para o fazer com sentido de responsabilidade e ética.


As escolas vêem-se sem autonomia para aceitar matrículas ou abrirem cursos que dêem resposta à sua população escolar. Vêem serem postos entraves ao cumprimento da lei, como no caso das crianças que farão 6 anos entre setembro e dezembro e que poderiam inscrever-se no 1º ano. Escrevi, poderiam, porque o ministério da educação não deu autorização para se inscreverem, nas situações em que implicasse a contratação de um novo professor.



As escolas estão também a serem privadas de auxiliares de ação educativa, sempre que o seu número ultrapasse um determinado rácio, não atendendo à especificidade de cada uma.

São todas estas situações e outras mais que poderia enumerar que me faz não agoirar algo de bom para 2013/2014.

OEIRAS E SEGURANÇA PÚBLICA



A criminalidade é uma preocupação de todos os cidadãos.
Saírem à rua sem receio de um assalto, em plena via pública, ou à sua residência, durante a sua ausência, constitui um índice da qualidade de vida.

Com a redução de efetivos das forças de segurança, cada vez mais, com menos recursos e viaturas, e com o agravamento do desemprego e das condições de vida dos cidadãos, é de recear um incremento da criminalidade.

Também na segurança pública, Oeiras é uma referência nacional.

Oeiras é considerado, pela PSP, um dos concelhos mais seguros da Grande Lisboa e o que apresenta um menor índice de criminalidade.

A este facto, não estará alheio a presença, na rua, 24 h por dia,  da Polícia Municipal, devidamente armada, o que não deixa de ser um elemento dissuasor e o do empenho inexcedível do comando e dos agentes da PSP e GNR.

De realçar, o investimento feito pela autarquia na construção de seis novas esquadras e  oferta de viaturas à PSP.

E qual é a política do governo, em termos de segurança pública?

Não me refiro a submarinos, tanques ou quaisquer outros negócios com a indústria do armamento.



domingo, 11 de agosto de 2013

Gato de Schrödinger



Erwin Schrödinger, fisico austríaco, recebeu o Nobel da Física em 1935, pelo contributo para o desenvolvimento da Mecânica Quântica.
 Foi  o criador deste paradoxo.
De acordo com a Física Quântica, a radioatividade pode manifestar-se na forma de ondas ou partículas e uma partícula pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

ISALTINO MORAIS VALE VOTOS

in

Isaltino Morais, mesmo estando preso, continua a valer votos.

Paulo Vistas, o seu delfim,  Presidente da Câmara Oeiras  após a prisão de Isaltino, é o seu sucessor natural.

Lendo o seu grito de guerra nos outdoors "Continuar a fazer. Isaltino Oeiras mais à frente", diria que Paulo Vistas é o candidato a executor da visão estratégica de Isaltino para o concelho de Oeiras.

 Isaltino que, do Estabelecimento Prisional da Carregueira, se apresenta como cabeça de lista à   Assembleia Municipal.

 Francisco Moita Flores, aparece, também a colar-se a Isaltino.
Afirma, pretender continuar e melhorar a obra do ex-edil oeirense, apostando na educação e na requalificação urbana e da zona ribeirinha.

Com apostas que são lugares comuns, fez-me recuar uns anos atrás e à conversa que tive com o Presidente de uma cooperativa de habitação.
Perguntei-lhe porque razão tinha havido um investimento maior no ajardinamento da entrada do bairro, ao que me  respondeu:
-É por isso mesmo. Por ser a entrada do bairro. Toda a gente tem de passar ali, quando vêem visitar um amigo, um familiar. Tem de ser um espaço a privilegiar.

Moita Flores que até é um pouco parecido com Isaltino, na simpatia, na facilidade com que contacta com as pessoas, na humildade, não pode esquecer que o concelho não se reduz à vila de Oeiras.

Isaltino é um estudo de caso.

O homem está preso, por comportamentos pouco claros enquanto autarca, mas candidatos com pretensões a vencer não querem descolar da sua imagem.
A muitos oeirenses, continua a ouvir-se:
- Ele rouba, mas faz obra. Os outros roubam, mas nada fazem.

POCURA-SE CANDIDATO A MEMBRO DO GOVENO SEM TELHADO DE VIDRO

 
Este governo tem tendência para dar tiros no pé, nas nomeações que faz.
Agora, foi Rui Machete.
Num processo semelhante ao de Cavaco Silva, comprou ações da SLN-BPN a um euro enquanto, na mesma altura, a fundação americana a que presidia adquiria as mesmas ações a 2euros
Um ano mais tarde vende as que adquirira por 2,5 euros, tendo uma mais-valia de 38500 euros.

Será que esta gente está toda envolvida em negociatas de amigos, que vão sorvendo os parcos rendimentos dos contribuintes?
sim, porque quem acabou por pagar todo esse dinheiro distribuído pelo BPN, aos amigos, fomos nós, contribuintes.

Não há um que se salve?

Pobre democracia que é governada por gente com telhados de vidro.

Governar Portugal parece ser um meio de engordar a conta bancária e passar a viver em condomínio de luxo.