sexta-feira, 13 de março de 2015

LAMENTO PROFUNDAMENTE


 
"Há muitos que deviam pagar os seus impostos e não pagam porque não declaram as suas actividades. Ora nós temos a obrigação de corrigir estas injustiças, não há nada mais social-democrata do que isso. O que deve orientar um princípio de social-democracia é a igualdade de oportunidades não é o privilégio, mesmo o pequeno privilégio. Se há quem que se ponha fora das suas obrigações para com a sociedade tendo muito ou pouco, esse alguém esta a ser um ónus para todos os outros que têm um fardo maior."
Passos Coellho primeiro-primeiro ministro em fevereiro 2014

"O debate público da última semana tem sido marcado pela minha carreira contributiva. As falhas, reconheci-as publicamente, e lamento profundamente não ter tido consciência dessas obrigações"
Passos Coellho, primeiro- ministro em março de 2015

Os descontos para a Segurança Social de trabalhadores independentes, que Passos Coelho referiu que ignorava, são obrigatórios desde 1982. As circunstâncias do fim da isenção deveriam ter sido declaradas pelo primeiro-ministro em 1999.

quinta-feira, 12 de março de 2015

SACOS PLÁTICOS E HÁBITOS MAIS SUSTENTÁVEIS

 

A cultura do saco plástico, que durante anos  invadiu a nossa rotina, conheceu o fim com o taxamento pela sua utilização.
Foi uma morte rápida. Nunca tinha visto um fim tão repentino nos hábitos dos portugueses.
Vou ao supermercado e não vejo ninguém a utilizar sacos de pláticos, a não ser os sacões reutilizáveis. E quem se esqueceu em casa do seu, arruma muito bem as compras no carrinho e lá vai pelo  centro comercial, parando numa e noutra montra ... ...descendo as escadas rolantes e acondicionando o arroz, a fruta, os vegetrais e os iogurtes no porta bagagens do seu carro.
A Natureza e a Saúde agradecem.
A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele.  O plástico é um material novo na natureza, surgiu em 1862 e as bactérias e fungos que decompõem os materiais não tiveram tempo de desenvolver enzimas para degradar essa substância. Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogenio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo. Com a evolução, os microorganismos devem se adaptar, mas isso pode levar milhões de anos.
Para além da poluição visual, podemos ver associados outros impactes: para a saúde (dado que poderão incorporar a cadeia alimentar), económicos (causam danos em equipamentos de pesca ou aquacultura, com repercussões no turismo e na limpeza de praias) e ecológicos (são confundidos por alimento e ingeridos por tartarugas, peixes ou aves).