sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

LAGARDE E PASSOS COELHO




 
Christine Lagarde admitiu esta semana que o "erro" em relação aos efeitos da austeridade obrigou Portugal e Grécia a aplicarem programas de ajustamento num espaço de tempo demasiado curto.
No entanto, a diretora-geral do FMI reafirma que isso não altera a posição da organização em relação à substância da questão: "Penso que o FMI não mudou de posição, mas foi o primeiro a dizer 'atenção, é demasiada consolidação orçamental, demasiado depressa, é preciso dar tempo ao tempo'. E dissemos a mesma coisa tanto para a Grécia, como para Portugal, ou para Espanha, que não estava sob programa".

Estava a ler esta notícia quando me lembrei do orgulho dos nossos governantes em irem além do que a troika pedia....

e do  aumento do desemprego, das falências, da depauperação dos rendimentos dos pensionistas e dos funcionários públicos, do desmantelamento do Estado Social, do aumenta da emigração, de uma geração de jovens destruida nas suas ambições.....

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MANUEL DE OLIVEIRA 105º ANIVERSÁRIO


Manoel  de Oliveira  festeja hoje o seu 105 aniversário. E é o realizador mais velho do mundo em atividade. Autor de 32 longas-metragens será neste dia alvo das mais diversas homenagens com destaque para a sua cidade natal onde será inaugurada a exposição "Manoel de Oliveira - 105 revistas" que contou com a presença do realizador.

Foi em 1942 que se aventurou na ficção como realizador com uma adaptação do conto “Os Meninos Milionários”, de João Rodrigues de Freitas, para filmar “Aniki-Bobó”.
Um  filme algo enternecedor que retratava a infância vivida por crianças na Ribeira do Porto e que  foi um fracasso comercial e só muito mais tarde viria a ser reconhecido como uma das melhores obras cinematográficas portuguesas.
Aos 105 anos espera pelo financiamento para a sua 33ª longa metragem, "O Velho do Restelo"



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"INVICTUS" DE WILLIAM ERNEST HENLEY


 

Uma das célebres frases de Mandela: 'Sou o dono do meu destino, sou o capitão da minha alma", teve a sua inspiração no poeta inglês William Ernest Henley

INVICTUS

Da noite que me cobre,
Negra como um poço de alto abaixo,
Agradeço quaisquer deuses que existam
Pela minha alma inconquistável.
Na garra cruel da circunstância
Eu não recuei nem gritei.
Sob os golpes do acaso
Minha cabeça está sangrenta, mas erecta.
Além deste lugar de fúria e lágrimas
Só o eminente horror matizado,
E contudo a ameaça dos anos
Encontra e encontrar-me-á, sem temor.
Não importa a estreiteza do portão,
Quão cheio de castigos o pergaminho,
Sou o dono do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.

O APERTO DE MÃO


Se há povo que tenha aproveitado ao máximo os seus recursos humanos e naturais para sobreviver. é o povo cubano.
Com o embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos que se iniciou em  1962  , foi com um sorriso de esperança que o povo cubano assistiu ao aperto de mão entre Raul Castro e Obama, sob o espírito de Mandiba.

"Se tu queres fazer as pazes com o teu inimigo, tens que trabalhar com o teu inimigo. E então ele torna-se o teu parceiro."
Nelson Mandela

domingo, 8 de dezembro de 2013

PISA E O ENSINO EM PORTUGAL

   
"No final da primeira década do século XXI, os debates sobre a educação em Portugal eram dominados por três argumentos. Primeiro, que os programas e orientações pedagógicos encorajavam o facilitismo produzindo resultados medíocres das crianças nos testes internacionais. Segundo, que os programas de educação para adultos, as Novas Oportunidades, eram uma farsa. Terceiro, que o Parque Escolar tinha sido um desperdício de dinheiro, sendo inclusive acusado de usos indevidos de fundos públicos. Estes programas eram justamente atribuídos à ação do PS, mas para lá das mentiras políticas, esta avaliação crítica assentava em bons e fortes argumentos.

Três anos depois, o que dizem os factos? O que era só uma impressão nos testes de 2009 é hoje rebatido com os dados de 2012: Portugal tem melhorado consistentemente nos resultados dos testes internacionais PISA. Em vez de facilitismo, vemos antes os alunos portugueses a ultrapassar os suecos. Sobretudo em matemática, Portugal é dos países da OCDE que mais progressos teve quer na média quer nos alunos mais fracos quer na produção de pequenos génios. De acordo com a OCDE, assim que se toma em consideração que tantos jovens portugueses vivem em casas com poucos livros e têm pais com pouca educação, Portugal está no top 10 dos países desenvolvidos.

Olhando para as Novas Oportunidades, Portugal só pode ultrapassar o seu atraso de décadas nos anos de escolaridade se investir na educação dos adultos. Entre 2000 e 2010, a percentagem de alunos com mais de 25 anos que tem escolarização secundária completa subiu de 8,6% para 13%, o maior aumento dos últimos 50 anos. Isto não se deve só à expansão do ensino obrigatório para os mais novos: olhando para quem tem entre 50 e 54 anos, a percentagem salta dos 5,5% para os 9,6%."

Ricardo reis in "Dinheiro Vivo"

Dá para entender todas as alterações na educação levadas a cabo por Nuno Crato?

Só as entendo num sentido.

Justificar o injustificável.

A liquidação da Escola Pública e a privatização do ensino!