sábado, 3 de agosto de 2013

O NEOLIBERALISMO

 
 
A Escola Monetarista do economista Milton Friedman, introduziu o neolibralismo como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
É um conjunto de ideias políticas e económicas  que defende a não participação do estado na economia e advoga que o mercado livre regula a economia e assegura o crescimento económico e o desenvolvimento social de um país.
 
As suas ideias orientam-se por:
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, flexibilizando as leis do trabalho;
- política de privatização  das empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- adoção de medidas contra o protecionismo económico;
- desburocratização do estado: leis e regras económicas mais simplificadas para facilitar o "funcionamento" das atividades económicas;
- diminuição do tamanho do estado, reduzindo-o à Defgesa e Justiça, se possível;
- posição contrária aos impostos  excessivos;
- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e procura é suficiente para regular os preços;
- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;

Os neoliberais acreditam que estas políticas deixam a economia mais competitiva, ao permanecerem no mercado, apenas, os agentes económicos mais competitivos e produtivos, proporcionam o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, fazem os preços e a inflação caírem.


Mas  que rsultados temos visto /sentido?

A globalização económica neoliberal tem provocado uma
gradual perda da soberania  e de capacidade decisória dos Estados, e tornado obsoletas as fronteiras nacionais, para facilitar a livre circulação das mercadorias, capitais e pessoas.
 
Ao longo dos anos, o neoliberalismo só  tem beneficiado as grandes potências económicas e as empresas multinacionais . Os países pobres, em processo de desenvolvimento ou passando por crises económicas, afundadam-se com a aplicação de políticas neoliberais. Nestes países, a aplicação destas políticas tem-se traduzido em desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais, perda de soberania, dependência do capital financeiro e internacional,  falência dos pequenos e médios empresários e destruição da classe media.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SONDAGEM - QUEM FOI O RESPONSÁVEL DA CRISE POLÍTICA?

Sondagem DN/JN/RTP/Antena 1

Os três culpados da crise política

 

Os três culpados da crise política
Paulo Portas, Passos Coelho e Cavaco Silva são, por esta ordem, apontados como os principais responsáveis pela crise das últimas semanas, segundo a sondagem do CESOP/Universidade Católica para o DN/JN/RTP/Antena 1.
in diário de notícias online

O LIBERALISMO E O AUTO-DESIGNADO "ARCO DO PODER"



Muitos acreditam, mesmo na área do Partido Socialista, que o papel do Estado deverá ser diminuto  nas reformas e pensões, no ensino, na economia e na informação. 
Não é por acaso, que assistimos, no PS, a tantas hesitações na contestação ao governo Passos & Portas e falta de convicção no pedido de eleições antecipadas. Há medidas a tomar que não  convém, ao socialistas, serem eles a assumir.
As oposições contestam certas reformas, determinada legislação, mas depois das eleições, não alteram nada. Tudo se passa como se não tivessem criticado determinadas políticas.
No fundo, o neoliberalismo com a redução do Estado Social e o primado dos mercados, está no PSD e no CDS, mas também em setores do PS.
Mas a que assistimos hoje depois do Estado se ter demitido dos sectores estruturantes da sociedade
  1.  o ensino privado tornou-se num negócio, sem que tenha dado garantias de qualidade e seriedade académica aos portugueses,( os escândalos têm-se dado no ensino privado) .No entanto, há instituições de ensino privadas que são beneficiadas, ao limitar-se o número de turmas que podem ser abertas, nas escolas públicas. O Estado acaba por dar contrapartidas financeiras, às instituições de ensino privado, para darem resposta a uma situação que criou.
  2.  As empresas que saíram das áreas estatais como a Galp, a Brisa os as comunicações acabaram por se constituírem em monopólios, sem que os consumidores tenham alternativa, ficando reféns dos preços por estas estabelecidos. Em muitas destas empresas, gravitam antigos políticos do auto-designado "arco do poder";
  3.  Na informação,muitos que achavam ignóbil o Estado ter televisão ou rádio, constatam hoje que o último reduto contra a informação tablóide ou contra o "voyeurismo" como espetáculo, está na televisão do Estado, nomeadamente no canal 2, o canal de melhor qualidade e interesse cultural. No entanto, os sucessivos governos têm querido privatiza-lo.
  4. Na saúde, assistimos a uma fuga de doentes dos hospitais públicos para os privados, onde, por exemplo, as urgências são mais em conta. Quem paga a diferença? Os acordos são feitos pelos governos mas é o contribuinte quem paga. E se o contribuinte paga, deveria ser em benefício do Sistema Nacional de  Saúde.
 O Estado deve poder regular a economia e saber intervir com justiça sob a  fiscalização dos partidos e das instituições. É isso a democracia.

DOCUMENTO REVELADOS POR EDWARD SNOWDEN E DIVULGADOS NO "THE GUARDIAN"

 
Um sistema de vigilância secreto conhecido como XKeyscore permite aos Estados Unidos aceder a "praticamente tudo o que um utilizador típico faz na Internet", segundo documentos revelados por Edward Snowden. Os analistas da NSA não necessitam de autorização prévia para pesquisas ,varrer  e-mails,  atividade nas redes sociais, escutas e históricos de navegação.
 
Dê asas há imaginação e pense como a utilização deste programa ou um similar ,  pode condicionar a sua vida, sabendo que a tecnologia militar e dos serviços de inteligencia, são, anos mais tarde, utilizada nos mais diversos setores da sociedade.
 
Pode consultar aqui documentos revelados por Edward Snowden publicados pelo diário britânico The Guardian.
 
 
 


KADINSKI - NA GÉNESE DA ARTE ABSTRATA













quinta-feira, 1 de agosto de 2013

VASSILI KADINSKI

No Quadro Negro
 
 
Diz-se que Vassili Kadinski está para a pintura, como Albert Einstein para a física e Sigmind Fruid para a Psicologia.
Os três criadores coexistiram no início do século XX e desenvolveram a sua criação numa aparente fuga ao real, do exterior e do interior do homem.
 Kadinski criou a a Arte Abstrata, a  pintura em ausência de paisagem e de retrato  que explode em inovações na forma e na cor.


ANTÓNIO GUTERRES - UM POLÍTICO DIFERENTE


“Todos aqueles que exerceram funções em Portugal têm uma responsabilidade no facto de nós, até hoje, ainda não termos sido capazes de ultrapassar esses défices tradicionais, essa incapacidade tradicional para competir em plano de verdadeira igualdade com os nossos parceiros, nomeadamente no quadro europeu."

António Gurerres



Anónio Guterres, Alto Comissário para os refugiados das Nações Unidas, foi o último primeiro-ministro português com dimensão humanista.
A sensibilidade pelas questões sociais, a humildade como fez uma análise auto-crítica dos seus governos e o sentido de estar na política como o cumprimento de um dever cívico, fazem de António Guterres um cidadão que faz política, UM POLÍTICO DIFERENTE.
Um político que não se esquece que é, antes de mais, um cidadão.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

ACABAR COM O ECOCÍDIO NA EUROPA - PETIÇÃO

 
 
 
Iniciativa lançada por um movimento de cidadãos em Bruxelas pretende reunir um milhão de assinaturas até novembro de 2013, para que seja criada uma lei contra o "ecocídio" na União Europeia, de modo a punir os crimes ambientais.
 Pretende-se incentivar a Comissão Europeia a elaborar uma proposta legislativa que "designe indivíduos criminalmente responsáveis [de crimes contra o meio ambiente] e encorajar dirigentes, empresas e bancos a investir numa transição energética que respeite verdadeiramente o homem e a natureza", citando Valérie Cabanes, porta-voz do movimento.
A iniciativa está registada no site da Comissão Europeia para que todos os cidadãos da UE que desejem apoiar a iniciativa, o possam fazer.

(adapatado da página da QUERCUS)
 
http://www.endecocide.eu/?page_id=691

Os líderes políticos da União Europeia têm fugido a debater a criação da figura jurídica de "ecocídio" e a sua introdução nos códigos nacionais.


A MÚSICA É O SORRISO DA ALMA


 
 
Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura  é formada  por crianças e jovens da comunidade de Cateura, a maior lixeira de Assunção, capital do Paraguai. Um lugar de lixo, pestilência e mau cheiro, em que as famílias vivem da recolha e revenda de lixo.
Apresenta-se com instrumentos musicais reciclados, fabricados por apanhadores de lixo, a partir de sucatas.
O responsável por tirar música de sucata é Fávio Chavez, um maestro  que traz a estas crianças sonhos e crença no futuro, através da musica
 
"O mundo envia-nos lixo, nós reenviamo MÚSICA!"
 

terça-feira, 30 de julho de 2013

(DES)AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA



 
O orçamento anual de uma instituição universitária pública não provém unicamente do Estado. Tem receitas que ela própria gere.
Contudo, no final do ano, o saldo de gerência é cativado pelo Estado.
Foi o que aconteceu ao Instituto de Informática e Gestão que gere um orçamento anual de 3,5 milhões de euros, dos quais apenas 1/3 provém do Estado.
Este instituto viu-se impossibilitado de utilizar o saldo de gerência de 2012 para 2013, pondo em causa muitos dos projetos para este ano.
 
Este comportamento do Estado, sorvedor dos dinheiros gerados pelas instituições, não só limita o seu desempenho como é um incentivo a que se faça a gestão de projetos com base nas verbas que transitam do Orçamento de Estado.

Consequências:
  •  menos projetos de investigação;
  •  dificuldadades na internacionalização da instituição;
  •  menor impacto na sociedade e na participação no desenvolvimento das empresas e da economia;
  • subaproveitamento do capital humano e intelectual.
Nada mau, para um país em crise.

CHARLIE CHAPLIN E A VIDA

Há o governo Passos & Portas, o desemprego, o dinheiro que não estica mais e as contas para pagar
Mas a vida não pode ser um mar de agruras.
Temos de procurar lufadas de felicidade,de otimismo, de pensamentos positivos, de sonhos...

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro,  livrarmo-nos logo disso.

Depois, viver num asilo, até ser chutado  de lá para fora, por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então  trabalhas 40 anos até ficares suficientemente novo  para poderes aproveitar a tua reforma. Aí  curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e  prepara-te para a faculdade.

Vais para a escola, tens várias namoradas, viras criança, não tens nenhuma responsabilidade, tornas-te um bebezinho de colo, voltas para o útero da mãe, passas os teus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"
Charles Chaplin

OA MILHÕES NO DEFICITE BY PORTAS...QUE FIGURÃO!...

Foram mais 35  milhões de prejuízo para o erário público, no que resultou o contrato assinado por Paulo Portas para o fornecimento de torpedos para submarinos e transferência de tecnologia.
A seis meses do prazo estabelecido, em contrato, e não havendo projetos em execução, Álvaro Santos Pereira, o melhor ministro que Passos Coelho tinha, deu instruções para a declaração de incumprimento definitivo dos contratos.
Curiosamente, este contrato, tal como o das viaturas blindadas para a Marinha, foi assinado quando já sabia que as suas funções eram de gestão. A Assembleia estava dissolvida.

A estes milhões, junte-se-lhes os milhões dos carros blindados, os milhões dos submarinos e vamos esperar se haverá mais milhões.



in negócios online




Como pode Paulo Portas pronunciar-se sobre o rigor orçamental, os cortes nos vencimentos e subsidios da função pública e as pensões?
São estes os políticos que temos.




segunda-feira, 29 de julho de 2013

O PAPA, OS JOVENS E O GOVERNO


O Papa Francisco exortou os jovens a lutar por um mundo melhor e dirigiu-se-lhes com um "Peço-vos que sejam construtores do futuro"

O primeiro-ministro português e membros do seu governo têm incentivado os jovens a emigrar.

Miguel Relvas, em novembro de 2011, quando era uma figura proeminente do PSD e do governo afirmava:

"Nós temos hoje uma geração extraordinariamente bem preparada, na qual Portugal investiu muito. A nossa economia e a situação em que estamos não permite a esses ativos fantásticos terem em Portugal, hoje, solução para a sua vida activa. Procurar e desafiar a ambição é sempre extraordinariamente importante."

Se não se aproveitar os quadros superiores e técnicos altamente qualificados e ,ao invés, os chutarmos para além das fronteiras, como poderemos recuperar a nossa economia?

Como diz, o Santo Padre, o futuro está nos jovens!

E nós estamos a desperdiçar o seu potencial e a ver crescer uma nova geração, ainda nos bancos da escola, sem acreditar no amanhã e sem incentivos para um investimento na sua formação.

Cada um de nós, à sua maneira, tem de dizer "Basta!"

A INCOMPETÊNCIA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

 
O Ministério da Educação continua a reger as suas atribuições segundo orientações da ministra das finanças, de Portas ou Passos Coelho (sabe-se lá, quem é o ministro das finanças de facto).

A 30 de junho, os diretores das escolas deveriam ter tomado conhecimento da rede escolar, número de turmas, cursos que poderiam abrir,...).

Os dias foram passando e sem conhecimento oficial do que lhes estava destinado, os diretores foram trabalhando com base nas informações recolhidas na reunião preparatória da  rede escolar, em  maio, pois tinham, de fazer as matrículas.

Finalmente, foi conhecida a rede escolar, em 26 de julho, sexta-feira, cinco semanas antes de se iniciar o ano escolar.

Os diretores, estão agora sem saber o que fazer aos alunos matriculados nos cursos que, afinal, não irão abrir e aos do ensino regular, nas escolas que viram reduzidas o número de turmas.

E perante esta nova realidade, os diretores têm 24h para reverem a distribuição de serviço dos professores e comunicar ao ministério, os professores com horário zero.

Srs diretores, por que não se demitem?

Sr ministro, pode explicar-me o que impede o conhecimento da rede escolar em Maio?
Os Exames?
Seriam pequenos ajustes à rede.
Não seria por aí!

Dr Nuno Crato, demita-se!

É um ministro de faz de conta.

domingo, 28 de julho de 2013

"O CUME" - IMPERADOR MEIJI



Tão alta parece a montanha, que arranha o grande céu.
Se não te deres por vencido e começares a subir,
por certo encontrarás o caminho.

Imperador Meiji

MAIS UNS MILHÕES...PARA PAGARMOS


O Tribunal de Contas realizou uma auditoria aos encargos com as PPP (Parcerias Público-Privadas) da Saúde, detetando que não estão a ser contabilizados quase seis mil milhões de euros.

São estes milhões, os do BPN, das rendas pagas a fundos imobiliários , dos elevados juros pagos à banca e tantos outros milhões, os responsáveis pelo déficite das finanças públicas.

Deixem de iludir os portugueses com os ditos elevados salários na função pública, das pensões e das reformas.
Com todos os cortes feitos nos rendimentos dos funcionários públicos, dos pensionistas e reformados, o déficite das contas públicas continua a aumentar porque não há vontade política de mexer onde se deveria diminuir.
Que se espera, num país cuja maior despesa no orçamento são os juros pagos à banca?
Entretanto, não há consultas de odontologia no Hospital de S. José, em Lisboa, por falta de verba para adquirir material.

AUTARQUIA E APOIO SOCIAL - AUTARCA INOVADOR


 
Li a entrevista que António Manuel,professsor e presidente da Junta de Freguesia de S.Nicolau, em Lisboa ,deu a um jornal de distribuição gratuita, e gostei do seu trabalho social que deveria ser tido em conta por muitos presidentes de câmara.
António Manuel é candidato à nova freguesia de Sta Maria Maior, pelo PSD, mas diz que a sua candidatura é transversal a todos os partidos.

" O meu projeto alicerça-se,antes de mais, na continuidade do trabalho que tenho vindo a fazer junto das pessoas, das suas necessidades, das suas carências, das suas fragilidades e dos seus problemas - é aqui que está a essencia do trabalho autárquico. À crise responde-se com acção, com mais apoio social, mais solidariedade e mais afetuosidade.
....alargarei os projetos de apoio social inovadores que já implementei na freguesia de S. Nicolau, a toda a populaçãoda freguesia de Sta Maria Maior, como a assistência médica domiciliaria gratuita para todas as pessoas carenciadas com mais de 65 anos e para todas as crianças e jovens menores de 15anos e , ainda, a instalação gratuita de aparelhos de teleassistência para a população idosa carenciada e com problemas de solidão e isolamento.
...
Sobretudo que pretendo fazer é ser útil e apoiar as pessoas na pequena obra em casa ao transporte `para a escola, à ida à praia ou ao levar o médico a casa."