sábado, 9 de novembro de 2013

Dr. RAMIRO MARQUES


 
Li hoje as declarações do prof Ramiro Marques sobre os resultados dos exames nacionais e não posso deixar de as comentar.
Não sou jornalista,  político, sindicalista nem filiado num partido.
Não tenho pretensões de ser um "opinion maker".
Sou um professor que utiliza o blog para refletir,  não sobre a política mas sobre as políticas e o seu efeito social.
O Dr. Ramiro Marques é doutorado em educação, uma pessoa conceituada na blogosfera mas não posso deixar passar em claro uma declaração sua ao "Diário de Notícias" que põe em causa o profissionalismo e a ética dos professores, nomeadamente dos professores do quadro.
Diz ele, na sua interpretação dos resultados dos exames nacionais " Mas também há fatores internos. Estou cada vez mais convencido que a grande desmotivação dos professores do ensino estatal tem vindo a prejudicar o seu desempenho. E isso é agravado porque há um número significativo de professores que são do quadro, são inamovíveis, me devido à degradação das condições de trabalho tem vindo a reduzir o seu desempenho". Isso não se nota no privado."

Dr. Ramiro Marques, sou professor do 2º ciclo e não vejo em nenhum dos meus colegas um menor desempenho quando entram na sala de aula.
 Sintimo-nos revoltados e desmotivados para realizar atividades extra-curriculares , para além do  horário, mas sempre com o mesmo empenho para realizar aquilo que pensámos ir fazer quando seguimos esta profissão: ENSINAR e com sensibilidade para os problemas sociais dos alunos.
Da parte do Ministério da Educação, temos vindo a observar um significativo desinvestimento. Menos horas para apoio aos alunos, falta de condições para um trabalho colaborativo entre os professores e. como doutorado que é, deve saber quanto este trabalho é importante para a melhoria da qualidade de ensino, tanto mais que temos novos programas. Elevado número de níveis que muitos professores são obrigados a lecionar, aumento do número de alunos por turma, abandono do ensino de professores experientes ... .... ....
Poderia continuar a escrever sobre as medidas do governo e sobre a entrevista, mas fico me por aqui.
Quanto a esta política de destruição da escola pública e da degradação da qualidade de ensino, nem uma palavra.

 


terça-feira, 5 de novembro de 2013

GRUPO DE TEATRO "A BARRACA" EM PERIGO DE FECHAR



O Grupo de Teatro A Barraca encontra-se na eminência de suspender a sua actividade devido aos brutais cortes a que foi sujeito pela actual Secretaria de Estado da Cultura.
Com 37 anos de trabalho ininterrupto viu a sua actividade desprezada inexplicavelmente durante o período de 1984 a 1995, em que o governo lhe negou ano após ano os apoios que foi concedendo a outras companhias e projectos de que hoje alguns deles já não há notícia.
O Governo que tem a incumbência Constitucional de apoiar a Cultura sujeitou o Teatro a cortes enormes, não com vista a poupar no orçamento devido ao momento que o País atravessa mas, como nas outras áreas, para poder alterar o paradigma cultural que visava a democratização da cultura e poder gastar desmedidamente nas suas áreas de preferência, viagens faraónicas, implementação de uma cultura de elite, extinguindo a itinerância, impossibilitando uma política de preços que torne o teatro mais acessível, impedindo assim a ampla divulgação do conhecimento e aprendizagem, condições essenciais para o nosso desenvolvimento e modernização. A Barraca tem-se oposto a tais medidas

                                            in petição pública

O grupo de Teatro A Barraca, fundado há 37 anos, lançou na Internet uma petição, para que sejam revistos os critérios de avaliação de projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que ditam o financiamento do Estado ao sector.

Assine a petição
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N71200

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

POLÍTICA DA TROIKA INCAPAZ DE NOS TIRAR DO "BURACO"



 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta, esta segunda-feira, para o crescimento do desemprego em Portugal desde 2008, com a perda de um em cada sete empregos, a mais significativa deterioração do mercado de trabalho entre os países europeus, depois da Grécia e de Espanha e afirma que a situação não melhorou desde o lançamento do programa de assistência financeira acordado com a 'troika.
 
 As medidas de restruturação do setor público contribuíram diretamente para o desemprego. Os cortes nos salários e nas prestações sociais, combinados com certos aumentos fiscais, desgastaram os rendimentos das famílias e a procura interna
A taxa de desemprego que atingiu um máximo histórico de mais de 17%" afeta desproporcionadamente os trabalhadores jovens e as famílias com crianças de tenra idade

A proporção de trabalhadores a auferir o salário mínimo mais do que duplicou desde o início da crise. 

Um conjunto de medidas para reforçar a proteção social, incluindo a atualização do Indexante de Apoios Sociais (unidade base das prestações sociais) e o reforço do RSI, nomeadamente para as famílias com filhos, mais o aumento do salário mínimo, assim como um programa especial para combater o desemprego jovem com custo estimado de mil milhões de euros anuais, são algumas das propostas de um relatório da OIT que hoje será apresentado .
Mais uma achega para o que todos vemos e para desmascarar o discurso de mentira com que a maioria governamental nos quer iludir.