domingo, 8 de fevereiro de 2015

A MÁSCARA DE PAULO MACEDO CONTINUA A CAIR



O governo e o laboratório farmaceutico Giead chegaram a acordo para o fornecimento do Sofosbuvir, medicamento com 95% de eficácia no tratamento da hepatite C, um dia depois da intervençaõ de José Saldanha na Comissão de Saúde e dois após a morte de uma doente por falta de tratamento. José Saldanha, em fase terminal da doença e em desespero pelo protelamento da autorização para lhe ser ministrado o medicamento, interpelou o Ministro da Saúde e veio a receber, após a sua intervenção, um pedido desculpas de Paulo Macedo pelo atraso.
Finalmente, o acesso ao medicamento está desbloqueado mas a máscara do Ministro vai caindo.
Como é possível, a teia burocrática e desumanizada com que estavam a ser atendidos os doentes  em fase terminal?
como é possível o ministro não saber o que se passava e só decidior a intervir após a humilhação na comissão de Saúde?
Só é possível entender num quadro em que os doentes deixaram de ser gente para serem vistos como gastadores dos dinheiros públicos.
Claro que atitude do Laboratório em querer fazer valer a situação priveligiada em que se encontra, por ter o único medicamento eficaz contra a doença, é criticável, mas na lógica de Passos Coelho é entendivel, não é assim que funcionam os mercados e a lei da oferta e da procura?
Nada justifica uma morte. Nem o que parece ter sido o bom negócio que o ministro conseguiu nas negociações com a farmaceutica.

Sem comentários:

Enviar um comentário