sábado, 20 de julho de 2013

O PAÍS DO FAZ DE CONTA

 
Vivo num país do faz de conta....
Para o primeiro-ministro,  o governo, neste dois anos de governação,  cumpriu com êxito o programa de ajustamento e  o país está numa situação de evolução positiva.
Eu senti o efeito de cortes nos meus rendimentos, vi familiares no desemprego, conheci pessoas que tiveram de entregar a casa ao banco, vi restaurantes e lojas que frequentava há muitos anos, encerrarem.
Mas vivo noutro país ou o primeiro-ministro se refere a um pais do faz de conta...

O Presidente da República afirmou, em Junho, que "Apesar da austeridade, famílias em risco de pobreza, grande desemprego, vale a pena sublinhar que se mantém a coesão nacional, que não há desestruturação social no nosso país",
Só num país do faz de conta,  um milhão de desempregados,  o aumento do número de cidadãos a viverem abaixo do limiar de pobreza, a perda da casa que com tanto sacrifício adquiriram, a ajuda dos pais que com a sua depauperada reforma ainda ajudam os filhos desempregados, a corrida ao banco Alimentar e a ruína dos pequenos e médios empresários, não reflecte uma desestruturação social.

Só num país do faz de conta seriam verdadeiras a sondagens  CM/Aximage  em que  53 por cento dos inquiridos responderam que o chefe do Governo deveria manter-se em funções, contra 25,3 que aposta em eleições antecipadas.
No país em que eu vivo, no dia 27 de junho, houve uma greve geral com forte adesão e muito superior às anteriores e temos vindo a assistir a manifestações  com centenas de milhar de cidadãos na rua, alguns a fazê-lo pela primeira vez, na sua vida.

O Portugal em que vivo, não é, o Portugal a que eles se referem.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

E AGORA ANTÓNIO?

Esta tem sido a política do governo de Passos Coelho


António José Seguro resistiu em se comprometer com esta política, pressionado ou não por figuras marcantes do seu partido.Chegou a hora de avançar  como um candidato a primeiro-ministro, se tiver ambição.
Está na hora de eigir eleições!
Sem medo! Sem procurar defender-se porque a tarefa que está pela frente não será fácil.
Com um programa que defina uma linha estratégica que  inverta esta política destruidora da economia, do estado social e de depauperação da classe media.
Que tenha presente os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade, na sua governação

Liberdade -   para que uma pessoa seja, de facto, livre, é necessário que ela seja liberta da miséria, do subemprego, da subalimentação,  para onde este governo lançou milhares de famílias.

Igualdade -  a verdadeira igualdade, consiste na igualdade de oportunidades de todos os cidadãos, independetemente do seu estatuto  social e económico. Terem acesso à cultura, à justiça, ao emprego, aos cuidados de saúde e à educação.

Fraternidade - a solidariedade deve nortear as acções dos governantes . A protecção dos direitos deve sair do âmbito individual, do poder económico e social e dirigir-se, definitivamente, ao colectivo.  Os sacríficios exigidos não podem continuar a recair nos que menos têm.

As propostas do Partido Socialista são um ponto de partida. O estado em que os últimos anos de governação deixaram o país, exige concertação e compromissos com outras forças sociais e políticas. Se o fizer com CDS ou PSD, António José Seguro será uma nova versão de Passos Coelho em tons rosa alanjado.

http://www.ps.pt/images/imprensa/comunicados_ps/medidas_ps.pdf


OLHE PARA CIMA, SORRIA E ACENE... DAS 22:27 ÀS 22:42


Olhe para cima, sorria e acene... Das 22:27 às 22:42
 


Em órbita em torno de Saturno, a sonda Cassini vai hoje tirar uma fotografia da Terra. Por isso a NASA lançou o pedido: entre as 22:27 e as 22:42, olhem para o céu, virados para Saturno, sorriam e façam adeus!

Mas não se iluda, devido à enorme distância entre a Terra e Saturno, a sua casa não irá passar de um pixel na imagem final. Nada que impeça o que a cientista da Cassini Carolyn Porco de apelar à participação neste "momento para celebrar a vida o Pálido Ponto Azul [numa referência à célebre fotografiada Terra feita pela sonda Voyager 1 em 1990]".
O "período de aceno", entre as 22:27 e as 22:42, prende-se com o espaço de tempo em que as câmaras da sonda vão estar ativas. E inclue os cerca de 80 minutos que a luz refletida da superfície da Terra demora a viajar os quase 1,5 mil milhões de km até à órbita de Saturno.

in "Diário de Notícias" de 19 de julho de 2013

NÃO DEIXE DE SORRIR!

COMO SE VÃO ENTENDER?


"Mas quando se fala, a um ano, de antecipar eleições, isso cria incerteza e pode comprometer os esforços de regressar aos mercados com a confiança dos investidores" - Passos Coelho, em 18/07/13
 
"Com a máxima clareza e com toda a transparência, afirmo que esse compromisso deve assentar em três pilares fundamentais.
Primeiro, o acordo terá de estabelecer o calendário mais adequado para a realização de eleições antecipadas. A abertura do processo conducente à realização de eleições deve coincidir com o final do Programa de Assistência Financeira, em junho do próximo ano." - Presidente da República

                                                         fazerporsalvaterra.blogspot.pt

"E justificou precisamente com a grande preocupação social de evitar ruptura em Portugal
Somos vistos como um pais cumpridor, não obediente, que quer honrar os seus compromissos e corrigir desigualdades e desequilíbrios internos" - Passos Coelho, em 18/07/13
 
"É necessário mudar a trajectória de consolidação orçamental. Nós precisamos de alterar o caminho e colocar no topo da prioridade o emprego e o crescimento económico" - António José Seguro, à saída da audiência com o PR

 
 "No entanto, o nivel de desemprego e de desemprego jovem são muito graves. (... ...) Não tenho, pois, alternativa senão assumir plenamente as responsabilidades que me cabem" -  Carta de Vitor Gaspar
 
MAS ESTA CRISE POLÍTICA E ECONÓMICA TERÁ SOLUÇÃO SEM ELEIÇÕES?

Vale a pena relembrar o investigador Farinha Rodrigues.

"O nosso país é um dos mais desiguais da UE, realçando que houve uma ligeira redução das desigualdades até 2009, devido às políticas sociais de combate à pobreza, nomeadamente o RSI ou o complemento social para os idosos. Sublinhando que o sistema fiscal podia ser mais redistributivo, alerta que medidas do OE para 2013, como a redução dos escalões do IRS, reduzem a capacidade redistributiva, agravando assim as desigualdades." - professor Farinha Rodrigues, em março de 2013

MAS ESTA CRISE POLÍTICA E ECONÓMICA TERÁ SOLUÇÃO SEM ELEIÇÕES?

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A "DEMOCRACIA" DE PORTAS

Temos um governo com dois primeiros-ministros, coisa inédita, um que inicia a intervenção do governo no Parlamento, outro que encerra esse mesmo debate.
Quem tem a palavra final,já que o passado recente, nos diz que não falam em uníssono?



Paulo Portas, o primeiro-ministro que encerra os debates , durante  a presentação da moção de censura dos Verdes, teve uma intervenção esclarecedora das suas convicções democráticas.

Considerou o  PSD, PS e CDS, como os três partidos democráticos do Parlamento.
O ministro dos Negócios Estrangeiros colocou assim de fora do arco da democracia, o PCP, o Bloco de Esquerda e "Os Verdes".

Se dependesse de si, viveríamos, numa "democracia" de três partidos e os outros seriam proibidos por não serem  "democráticos", por obstaculizarem o (des)governo do país.

De seguida, encerraria os jornais, as rádios e os jornais que criticassem a "nomenclatura".
Incentivar-se ia a denuncia dos "agitadores sociais", com bonificações no IRS.

Reabria-se o Aljube, o Forte de Peniche e reconvertia-se a prisão de Caxias.

Reestruturava-se o SIS.

Seguia-se a prisão de todos aqueles que se manifestassem e tivessem opiniões contrárias às "oficiais".

PAULO PORTAS E A FALTA DE TRANSPARÊNCIA




Paulo Portas, em 2004, adjudicou a compra de viaturas blindadas para o Exército e para a Marinha, no valor de 344 milhões de euros, a uma empresa austríaca, seis dias após o então Presidente da República Jorge Sampaio ter feito saber que iria dissolver o Parlamento.
 
Como à mulher de César, não basta ser  séria há que parece-lo.
Não estamos a falar de uns milhares de euros, mas de milhões euros  que saem dos bolsos dos contribuintes.
 
Os processos de adjudicações têm de ser transparentes e cumprir todos os procedimentos legais.
É, por situações destas, que a classe política está descredibilizada aos olhos do cidadão comum.

Entretanto, vivemos num país "falido"  e sem esperança mas a culpa é dos portugueses, que têm salários elevados e trabalham pouco, do Estado Social....

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O ROSA ALARANJADO DA DIRECÇÃO DO PARTIDO SOCIALISTA


 
Na reunião com o Partido Socialista ontem realizada, o Bloco de Esquerda propôs duas reuniões para apresentar propostas para renegociação da dívida  e financiamento da economia e para defesa do Estado Social.



 

A direcção dos socialistas recusou novos encontros, que esclareceu no comunicado emitido após a reunião com PSD e CDS.
 Os socialistas diziam, em comunicado, que as reuniões, com os partidos do governo,continuariam no dia seguinte, com a apresentação de contributos escritos com vista à obtenção de um Compromisso de Salvação Nacional’, mostrando-se empenhados num diálogo com PSD e CDS.
 
Por outro  lado, dizem que não tem sentido iniciar processos paralelos à esquerda e acusa ainda o PCP e o Bloco de Esquerda de jogos partidários.
 
Cada um escolhe o lado da barricada.
A Direcção do PS decidiu trair os portugueses.
Decidiu ficar do lado do governo e pela manutenção desta política que ignora os portugueses, exigindo-lhes sacrifícios sem  que um raio de luz surja no horizonte.
 
Os portugueses não  se vão deixar iludir ,pela posição da bancada socialista em votar favoravelmente a moção de censura dos Verdes.
 
Passos Coelho e Seguro  são duas faces da mesma moeda!

 
 
 




ILHAS SELVAGENS





 
 
As Selvagens dependem administrativamente do concelho do Funchal; actualmente têm apenas dois habitantes permanentes na Selvagem Grande e dois semi-permanentes nas
Selvagem Pequena, guardas do Parque Natural da Madeira Para além disso, a Selvagem Grande é habitada várias vezes por ano pela família Zino, do Funchal, que lá possui uma casa.


 
O Presidente da Repúlica vai fazer uma visita a estas ilhas, durante dois dias, numa viagem que tem como principais enfoques a importância do mar, a valorização da investigação científica e o património natural
 
 
A partir de amanhã, estas ilhas poderiam ficar com mais dois habitantes permanentes e mais  uns quantos que por aqui andam....
 
Não! Não posso desejar isso às aves residentes.
 
 
 
Nem a outras aves que, ocasionalmente ou acidentalmente visitam as Ilhas Selvagens, sobretudo no outono e na primavera. São aves que se perdem das rotas migratórias e que encontram aqui, no meio do Atlântico, o sítio ideal para descansar e recuperar forças, para o prosseguir da viagem.
 
Nem  a estes  outros vertebrados


 

Invertebrados, a diversidade é maiooooooooorrrrrrrrrr!!!!!!
 
 
 
 

 
 


terça-feira, 16 de julho de 2013

ALTERNATIVA À ESQUERDA

 
O compromisso de salvação nacional do Presidente da República, mais não é que o prolongar desta política selvagem, que desconhece o significado da solidariedade social e sem uma visão humanista da sociedade .
 
Ao líder do Partido Socialista, faltou-lhe a coragem para recusar  compromissos e romper com uma visão política  que tem conduzido à destruição da economia, ao aumento do desemprego, ao empobrecimento dos trabalhadores e dos pequenos e médios empresários e à perda da soberania.
 
Deveria ter sido o PS a avançar para uma alternativa a este governo, com propostas concretas a apresentar aos seus parceiros de esquerda, não escamoteando a degradação económica do país. Propostas  de  relançamento da economia, de  uma política fiscal e de promoção do emprego.
 
Mas não foi assim que aconteceu. Foi o Bloco de Esquerda a tomar a iniciativa.
E é de saudar essa iniciativa.
 
O PS, por sua vez, não pode estar a jogar em dois tabuleiros, em simultâneo.
Tem de se definir, sob o perigo de ver o seu líder ser emulado no incêndio ateado pelo PR, ao ser co-responsável pela implosão do estado social, pelo desemprego, pelas falências, pelo desespero das famílias, pela emigração dos jovens, pelo país de velhos em que nos tornaremos, por um país sem futuro.
Quanto ao Partido Comunista, tem de ser mais flexível e não excluir, à partida, o PS das negociações. Quanto mais não seja, para os socialistas se definirem.
 
 Será impossível inverter o rumo desta política, sem o Partido Socialista, pela forma como os portugueses votam.
Compreendo o que os comunistas dizem. Mas, às vezes tem de se dar um passo à retaguarda para depois se dar dois passos em frente.
E os portugueses precisam desses dois passos em frente.

EMPREGABILIDADE E ENSINO SUPERIOR

 
Para muitos jovens estamos na altura das grandes decisões.
O mais recente estudo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior revela os cursos com melhor empregabilidade em Portugal e zero licenciados inscritos nos centros de Emprego (atenção, só se inscreve quem quer):
1. Engenharia Informática (Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia)
2. Ciências de Engenharia - Engenharia Informática e de Computadores (Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico)
3. Informática (Universidade Portucalense Infante D. Henrique)
4. Ciências de Engenharia, orientação em Engenharia Informática e Computação (Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia)
5. Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas (Universidade de Lisboa - Faculdade de Farmácia)
6. Ciências de Engenharia, orientação em Engª Electrotécnica e de Computadores (Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia)
7. Medicina (Universidade de Lisboa - Faculdade de Medicina)
8. Medicina Dentária (Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz)
9. Ciências Farmacêuticas (Universidade do Porto - Faculdade de Farmácia)


Quanto aos curso com mais desempregados - entre 30% a 40% - inscritos nos centros de Emprego, o referido estudo refere:
1. Economia (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
2. Design (Universidade de Aveiro Design)
3. Psicopedagogia Clínica (Universidade Lusófona do Porto)
4. Ciências da Comunicação (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
5. Psicologia (Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares - Viseu)
6. Psicologia (Universidade Lusíada - Porto)
7. Engenharia Química (Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia do Porto)
8. Psicologia (Instituto Superior da Maia)
9. Serviço Social (Universidade Fernando Pessoa)
10. Recreação, Lazer e Turismo (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Chaves)
11. Ciências da Arquitectura (Universidade Lusíada

segunda-feira, 15 de julho de 2013

QUAL É O TEMA?

Rembrandt




Assinala com uma cruz (X), o tema desta pintura de Rembrandt:

A Um governo defunto mantido vivo artificialmente pelo Presidente.

B Um governo de salvação nacional confirmando o atestado de óbito do país que acabara de assassinar

407º ANIVERSÁRIO DE REMBRANDT

 
 
 
 
Auto-retrato  (1659)
 
Rembrandt foi um pintor do século XVII e  cujo trabalho passou a dominar a chamada Idade de Ouro Holandesa. Foi um dos artistas mais respeitados de todos os tempos. A criatividade de Rembrandt revela-se nos seus retratos de  contemporâneos, ilustrações de cenas bíblicas e auto-retratos, bem como nas suas gravuras e uso de sombra e luz inovadoras.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





domingo, 14 de julho de 2013

DE NELSON MANDELA -SERÁ POR ISSO QUE ELES... ..(DIGO EU).




POEMA CHINÊS (PARA OS NEO- LIBERAIS)

 
 
 
曰水火
木金土
此五行
本乎数
曰仁义
礼智信
此五常
不容紊
 
Falando acerca de Água, Fogo,
Madeira, Metal e Terra;
Esses Cinco Elementos
Guardam as relações numéricas.
Falando acerca de Benevolência, Justiça,
Etiqueta, Sabedoria e Confiança;
Essas cinco virtudes
Não podem ser negligenciadas.