sábado, 7 de março de 2015

A CULTURA EM PORTUGAL



Os portugueses são dos cidadãos da União Europeia com menores taxas de participação em actividades culturais, segundo o relatório do Eurobarómetro.
Vamos menos ao cinema, quase não vamos a bibliotecas públicas nem visitamos museus. A espectáculos de teatro, dança ou ópera vamos muito pouco; só a concertos, de vez em quando. Não temos grande interesse em ler um livro, nem costumamos visitar monumentos. Mas vemos e ouvimos muita televisão e rádio.
 Falta estimular o ensino cultural nas escolas. Falta os decisores políticos, e a sociedade em geral, olharem para a cultura como um bem essencial. E falta um maior investimento.
O secretário de stado da cultura, Jorge barreto Xavier nomeou, em período de contação para os portugueses, 26 pessoas para o seu gabinete.
26 são 26 pessoas. Poderão ser poucas ou ser muitas.
Tudo depende do trabalho realizado.
Como não me apercebo de que este governo tenha uma política cultural.....

quinta-feira, 5 de março de 2015

TAP


"Estavamos a correr numa grande duna e cruzámo-nos com  uma expedição de jipes. Como eu inha uma camisola da TAP, que é o meu patrocinador, apontaram para mim e gritaram "PORTUGAL! PORTUGAL!". Associaram logo."
Manuel Machado, maratonista

Há marcas, produtos, pessoas que são a imagem de Portugal, no mundo.
A TAP é uma delas.
Não há como entender a privatização desta empresa.

segunda-feira, 2 de março de 2015

A DÍVIDA DO NOSSO PRIMEIRO

 
O primeiro-ministro  não pagou as contribuições para a segurança social entre 1999 e 2004 porque não foi notificado….
Mas quem é notificado, recordando-lhe as suas obrigações fiscais?
Um economista com passagem pelo parlamanto, como deputado....é no mínimo caricato esse desconhecimento….
Mas, antes de chegar a primeiro-ministro, deveria verificar se tinha todas a s suas contribuições em dia…..
Era o que deveria ter feito, para quem estava disposto a montar uma feroz máquina fiscal atrás de qiuem tinha dívidas ao fisco…

Pagar uma dívida prescrita, em véspera de a notícia sair num jornal…também não fica nada bem.
Fica a dúvida, se a imprensa não tivesse divulgado esta caricata situação, alguma vez Passos Coelho iria regularizar a sua situação perante a Segurança Social que já estava regularizada com a prescrição?

Mais estranho ainda, há um grupo de políticos, banqueiros e empresários para quem é necessário uma autorização especial para consultar os dados fiscais….
 

domingo, 1 de março de 2015

RÚSSIA: COINCIDÊNCIAS....

View image on Twitter
 

Boris Nemtsov, ex-vice-primeiro-ministro russo, político liberal e crítico do presidente Vladimir Putin, foi assassinado perto do Kremelin, onde hoje deveria liderar uma manifestação contra o envolvimento do exército russo na Ucrânia.
Oficialmente, só existem duas hipóteses/explicações para o caso,  uma tem a ver com um assassínio encomendado,  uma “tentativa de desestabilização da situação política” interna e a outra com uma vingança de jihadistas pela sua origem judaica e  ter-se manifestado contra o atentado de Paris.

Foram, vários os opositores a Putin que morreram assassinados, por doenças misteriosas ou envenenados nos últimos 15 anos.
Vladimir Putin foi agente do KGB e do seu sucessor FSB antes de entrar na política, onde teve uma ascenção meteórica e chegou à Presidência em 2000.
Durante os primeiros dois mandatos (2000-2008) alguns dos seus críticos tiveram mortes trágicas:

- Yuri Petrovich Shchekochikhin, jornalista de investigação , escritor e deputado liberal no parlamento russo.Shchekochikhin notabilizou-se escrevendo e fazendo campanha contra a influência do crime organizado e da corrupção que envolvia altos oficiais do FSB e lavagem de dinheiro por meio do Bank of New York .  Morreu  repentinamente em julho de 2003 com uma misteriosa doença,  alguns dias antes de sua partida programada para os Estados Unidos , onde planeava encontrar-se com investigadores do FBI. Os sintomas da sua doença encaixam num padrão de intoxicação por materiais radioativos e foram semelhantes aos sintomas de Nikolai Khokhlov , Roman Tsepov  e Alexander Litvinenko .

- Anna Potitkovskaya, jornalista, escritora e ativista dos direitos humanos , foi assassinada em outubro de 2006. Ela era bem conhecida pela sua oposição ao conflito na Chéchénia e crítica de Putin. O livro de Politkovskaya,"A Russia de Putin" , é uma crítica à presidência de Putin e também ao conflito checheno.  Ela acusou Putin e o serviço secreto russo FSB de sufocar todas as liberdades civis, mas admitiu que "nós é que somos responsáveis ​​pela política de Putin".

Após a sua reeleição em 2012:
-Boris Abramovich Berezovsky, empresário e político. Tido como um dos "oligarcas russos", que  beneficiaram da liberalização económica pós-soviética, tornando-se imensamente ricos e influentes, sobretudo quando passaram a integrar o círculo de poder, em torno de Yeltsin. Berezovsky era um crítico de Putin. Acusado de fraude fiscal e de lavagem de dinheiro, fugiu da Rússia . Acusou Putin de ordenar o envenenamento do dissidente Alexander Litvinenko, antigo agente do FSB, o serviço secreto russo, que também vivia exilado no Reino Unido. Em março de 2013, foi encontrado morto no seu apartamento, em Londres, vítima de uma doença misteriosa.

Coincidências?.....





-