sábado, 21 de dezembro de 2013

SOLISTÍCIO DE INVERNO


Momento de festa ao longo da história à qual se associou a celebração do Natal, o solstício de inverno ocorreu hoje às 17:11, com o dia a ter menos de nove horas e meia de sol em Portugal.

O solstício é fácil de observar, se olharmos para o sol todos os dias, ao meio dia veremos a descida dele no horizonte, e é assinalado desde a antiguidade, havendo mesmo «monumentos megalíticos que estão orientados para o solstício».





Em Portugal, uma tradição que ainda se mantém na zona de Bragança, dos caretos ou «festa dos rapazes», é uma «festa do solstício de inverno».



As festas pagãs que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício de inverno e honrar o sol terão, a partir do século IV, sido associadas ao Natal, uma festa cristã que assinala o nascimento de Jesus.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

DIAMANTES NA ANTÁRTIDA



Investigadores australianos descobriram na região leste do continente gelado rochas que costumam estar associadas a estas pedras preciosas.
A equipa de investigadores um tipo de rocha, o kimbertlito, que é de origem vulcânica e rica em carbono e em minerais diversos, como a olivina ou a granada, e que se encontra associada à presença de diamantes.
Juridicamente, a Antártica está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido, concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica e interditando a exploração dos seus recursos
 O acordo, válido até 2041 terá de ser renovado para que essa proibição se mantenha mas com diamantes pelo meio.....

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PROVA DE ACESSO A DEPUTADO DA NAÇÃO





Hoje, os candidatos a entrarem na carreira docente fizeram a sua prova de acesso.
Seria bom que este principio dE acesso a uma carreira  se alargasse à carreira de deputado na Assembleia da República.
Os candidatos a deputado eleitos fariam uma primeira prova sobre os conhecimentos que possuiam quanto ao círculo eleitoral que os elegeram e sobre a constituição.
Os que tivessem 10 valores fariam uma segunda prova sobre as matérias sobre as quais se vão pronunciar ao longo da legislatura, economia, finanças públicas, cultura, política agrária comum, organizações internacionais,....
Ficariam aprovados como deputados da Nação os que tivessem 10 valores.
Seguramente, teriamos deputados mais conhecedores e mais competentes.
E também menos deputados e um menor orçamento.
Numa análise custos/benefícios, a troika não deixaria de se congratular e os portugueses também.