sábado, 3 de agosto de 2013

O NEOLIBERALISMO

 
 
A Escola Monetarista do economista Milton Friedman, introduziu o neolibralismo como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
É um conjunto de ideias políticas e económicas  que defende a não participação do estado na economia e advoga que o mercado livre regula a economia e assegura o crescimento económico e o desenvolvimento social de um país.
 
As suas ideias orientam-se por:
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, flexibilizando as leis do trabalho;
- política de privatização  das empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- adoção de medidas contra o protecionismo económico;
- desburocratização do estado: leis e regras económicas mais simplificadas para facilitar o "funcionamento" das atividades económicas;
- diminuição do tamanho do estado, reduzindo-o à Defgesa e Justiça, se possível;
- posição contrária aos impostos  excessivos;
- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e procura é suficiente para regular os preços;
- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;

Os neoliberais acreditam que estas políticas deixam a economia mais competitiva, ao permanecerem no mercado, apenas, os agentes económicos mais competitivos e produtivos, proporcionam o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, fazem os preços e a inflação caírem.


Mas  que rsultados temos visto /sentido?

A globalização económica neoliberal tem provocado uma
gradual perda da soberania  e de capacidade decisória dos Estados, e tornado obsoletas as fronteiras nacionais, para facilitar a livre circulação das mercadorias, capitais e pessoas.
 
Ao longo dos anos, o neoliberalismo só  tem beneficiado as grandes potências económicas e as empresas multinacionais . Os países pobres, em processo de desenvolvimento ou passando por crises económicas, afundadam-se com a aplicação de políticas neoliberais. Nestes países, a aplicação destas políticas tem-se traduzido em desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais, perda de soberania, dependência do capital financeiro e internacional,  falência dos pequenos e médios empresários e destruição da classe media.

Sem comentários:

Enviar um comentário