quarta-feira, 24 de julho de 2013

PROFESSORES:PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS

 
 
O Ministro da Educação prepara-se para legislar o acesso à carreira docente.
Os professores contratados irão realizar uma prova de avaliação em que terão de ter 14 valores, para serem aprovados.
 
Algumas questões se colocam:
  • se os professores têm uma licenciatura que os habilita cientifica e pedagogicamente   ao concurso de professores e não são competentes, então deverá questionar-se as instituições que os formam.  Estas instituições, provavelmente, não têm um plano de estudos adequado aos objectivos a que se propuseram e que esteve na base da homologação doS cursoS, pelo Ministério da Educação;


  • os professores com 10 ou mais anos de serviço, também terão de fazer esta prova, embora possam ter uma segunda oportunidade se não ficarem aprovados. Será que tivemos professores incompetentes durante 10 ou 15 anos e ninguém deu por isso? É que os professores contratados são avaliados anualmente.



  • Os professores contratados são avaliados anualmente e se  foram, em anos sucessivos, avaliados com Bom ou Muito Bom, vão realizar uma prova para quê? A não ser que a Avaliação do Desempenho dos Docente seja uma farsa e, se assim é, os ministros de educação desde Maria de Lurdes Rodrigues têm sido cúmplices dessa mentira e têm enganado os professores.
Sem querer pôr em causa a competência pedagógica e cientifica do professor Nuno Crato, posso saber como acedeu à carreira docente?

Ter elevados conhecimentos cienficos  não significa que seja um bom pedagogo!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário