sábado, 9 de novembro de 2013

Dr. RAMIRO MARQUES


 
Li hoje as declarações do prof Ramiro Marques sobre os resultados dos exames nacionais e não posso deixar de as comentar.
Não sou jornalista,  político, sindicalista nem filiado num partido.
Não tenho pretensões de ser um "opinion maker".
Sou um professor que utiliza o blog para refletir,  não sobre a política mas sobre as políticas e o seu efeito social.
O Dr. Ramiro Marques é doutorado em educação, uma pessoa conceituada na blogosfera mas não posso deixar passar em claro uma declaração sua ao "Diário de Notícias" que põe em causa o profissionalismo e a ética dos professores, nomeadamente dos professores do quadro.
Diz ele, na sua interpretação dos resultados dos exames nacionais " Mas também há fatores internos. Estou cada vez mais convencido que a grande desmotivação dos professores do ensino estatal tem vindo a prejudicar o seu desempenho. E isso é agravado porque há um número significativo de professores que são do quadro, são inamovíveis, me devido à degradação das condições de trabalho tem vindo a reduzir o seu desempenho". Isso não se nota no privado."

Dr. Ramiro Marques, sou professor do 2º ciclo e não vejo em nenhum dos meus colegas um menor desempenho quando entram na sala de aula.
 Sintimo-nos revoltados e desmotivados para realizar atividades extra-curriculares , para além do  horário, mas sempre com o mesmo empenho para realizar aquilo que pensámos ir fazer quando seguimos esta profissão: ENSINAR e com sensibilidade para os problemas sociais dos alunos.
Da parte do Ministério da Educação, temos vindo a observar um significativo desinvestimento. Menos horas para apoio aos alunos, falta de condições para um trabalho colaborativo entre os professores e. como doutorado que é, deve saber quanto este trabalho é importante para a melhoria da qualidade de ensino, tanto mais que temos novos programas. Elevado número de níveis que muitos professores são obrigados a lecionar, aumento do número de alunos por turma, abandono do ensino de professores experientes ... .... ....
Poderia continuar a escrever sobre as medidas do governo e sobre a entrevista, mas fico me por aqui.
Quanto a esta política de destruição da escola pública e da degradação da qualidade de ensino, nem uma palavra.

 


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