terça-feira, 9 de julho de 2013

RANKING DAS ESCOLAS - UM MITO

Chega a época dos exames e o ranking das escolas volta à primeira página da imprensa.
Em 2012,no exame de  Matemática do 12º ano, a escola pública com os melhores resultados apareceu na 26ª posição.
A conclusão  imediata, que quem lê estes resultados tira, é que o ensino privado é de melhor qualidade, para além de ser menos oneroso do que o público, conforme é tão propalado pelo governo.
Vejamos....
O ensino privado tem custos menores, mas não contabiliza professores do ensino especial para alunos com necessidades educativas, salas de estudo, apoios  (que por vezes não são valorizados pelos alunos e encarregados de educação, é verdade) e atividadades extra-curriculares gratuitas.
Tudo isto é pago, extra mensalidade, nas escolas privadas.
Quanto aos resultados escolares, começo por referir que nos colégios privados estão alunos de estratos sociais favorecidos, para quem a escola tem um significado cultural e de reprodução social e que os pais podem pagar explicações para que os seus educandos possam não só ultrapassar dificuldades como para alcançarem resultados de excelência.
Os colégios, por sua vez, descartam os alunos com maus resultados para que nos exames, esses alunos não contribuam para baixar as médias.
Dou um exemplo de duas escolas ficticias em que se pode ver como com um mau resultado no exame pode alterar significativamente a média.


 

Escola A

Escola B

Escola A com um aluno muito fraco

Escola A com um aluno fraco

Resultados no exame

16

16

16

16

14

13

14

13

13

13

13

13

13

10

13

10

 

 

4

9

Média

14

13

12

12,2

Há boas escolas privadas, como há boas escolas públicas.
Há más escolas públicas, como há más escolas privadas.
Mas a média de um exame, por si só, não pode constituir um elemento significativo relativo á qualidade do ensino ministrado.




 


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