quinta-feira, 20 de junho de 2013

MANIPULAÇÃO! EU TRABALHO!

O governo procura condicionar o direito à greve dos professores, ao anunciar que se um professor aderir à greve às avaliações e nesse dia  não tiver outro serviço marcado, para além do conselho de turma, a ausência ao serviço conta como um dia inteiro e não as duas horas que estão consignadas no estatuto da carreira docente.
Com esta medida o governo está a ignorar a particularidade do trabalho do professor e que se expressa  na componente individual do trabalho.
Tenta desta forma, transmitir a ideia de que após as aulas terminarem, os professores pouco ou nada têm para fazer durante três meses.
Vou partilhar convosco o trabalho que tenho agendado até ao fim do mês, que não está sujeito a  convocatória e  que é gerido, por mim, de forma a estar concluído nas datas marcadas pelo meu Diretor:

- preparação das jornadas pedagógicas que se realizam a 8 e 9 de julho e que envolve reuniões com o meu grupo de trabalho, preparação dos textos de apoio, organização metodológica dos debates, organização dos grupos de trabalho nas Jornadas,.....

- coordenar a avaliação dos docentes, o que implica harmonização de critérios com os outros avaliadores, leitura e análise das autoavaliações dos avaliados, elaborar propostas de avaliação...

-reunir com a colega do meu departamento que tal como eu foi coadjuvante, durante o ano lectivo, e elaborar um relatório crítico  para o director aferir sobre a manutenção desta estratégia colaborativa de docentes que permite um maior apoio aos alunos na sala de aula;

- contribuir pra a avaliação do Projecto Educativo do meu Agrupamento, o que envolve ler este documento, reflectir, escrever um contributo para avaliação e reunir com os outros colegas;

- planificar a reunião de departamento para balanço da gestão e articulação pedagógica  e do Plano Anual de Atividades .

Este é o trabalho que para já tenho de realizar e que não implica convocatória,  elaboração de ata ou assinatura de folha de presenças.
Pelo meio, tenho reuniões do conselho pedagógico,  de conselhos de turma,  de departamento e da comissão de coordenação da avaliação do desempenho.
E mais aparecerá  até 30 de Junho.
 Em Julho, o trabalho continuará  extenuante, para poder ir de férias a 22de julho.
E todos os meus colegas terão uma agenda com trabalhos diferentes mas tão preenchida quanto a minha.


Sem comentários:

Enviar um comentário