sábado, 11 de outubro de 2014

A RÁBULA DE NUNO CRATO


Foi confrangedor ver o ministro da educação, Nuno Crato, no debate de quarta-feira, no Parlamento.
Um ministro mal preparado e incapaz de apontar linhas estratégicas para resolução dos problemas causados pelo "incorreta transcrição de um algoritmo matemático" e que levou ao erro na colocação de professores,  com largo prejuízo para estes e para os alunos.
Cabisbaixo, olhando para a mesa de trabalho, o ministro respondia como um aluno cábula, balbucinando frases imperceptiveis quando questionado pelos professores numa prova oral.

Ainda pensei quando liguei o televisor que tinha apanhado uma rábula revisteira do Parque Mayer...mas não era mesmo no Parlamento....

Com exames, no primeiro e segundo ciclos, em maio, e programas extensos como suprir o tardio início das aulas  para muitos dos alunos?
 No norte,  faltam de mais de 4 mil professores - cerca de 2 mil do 1º Ciclo do Ensino Básico e 2.200 nos restantes sectores de educação e ensino.
No entanto, muitos professores desta região foram colocados a centenas de quilómetros da sua residência.
Com escolas em que  50% ou mais dos horários são preenchidos com professores contratados, são estes que estão, na prática, a suprir as necessidades permanentes do sistema educativo.

Há 30 anos, havia um mini-concurso, tudo feito "à mão" sem plataformas informáticas e um mês após o início das aulas as escolas estavam a funcionar normalmente....

Nunca tinha presenciado um início de ano tão problemático e conturbado como este.

Como se vê, há uma distãncia grande entre um comentador político que atira com uns palpites para o ar e um ministro com idéias consistentes e conhecedor da realidade da área do seu ministério, que refletiu sobre a mesma e tem um plano delineado.








Sem comentários:

Enviar um comentário