domingo, 8 de dezembro de 2013

PISA E O ENSINO EM PORTUGAL

   
"No final da primeira década do século XXI, os debates sobre a educação em Portugal eram dominados por três argumentos. Primeiro, que os programas e orientações pedagógicos encorajavam o facilitismo produzindo resultados medíocres das crianças nos testes internacionais. Segundo, que os programas de educação para adultos, as Novas Oportunidades, eram uma farsa. Terceiro, que o Parque Escolar tinha sido um desperdício de dinheiro, sendo inclusive acusado de usos indevidos de fundos públicos. Estes programas eram justamente atribuídos à ação do PS, mas para lá das mentiras políticas, esta avaliação crítica assentava em bons e fortes argumentos.

Três anos depois, o que dizem os factos? O que era só uma impressão nos testes de 2009 é hoje rebatido com os dados de 2012: Portugal tem melhorado consistentemente nos resultados dos testes internacionais PISA. Em vez de facilitismo, vemos antes os alunos portugueses a ultrapassar os suecos. Sobretudo em matemática, Portugal é dos países da OCDE que mais progressos teve quer na média quer nos alunos mais fracos quer na produção de pequenos génios. De acordo com a OCDE, assim que se toma em consideração que tantos jovens portugueses vivem em casas com poucos livros e têm pais com pouca educação, Portugal está no top 10 dos países desenvolvidos.

Olhando para as Novas Oportunidades, Portugal só pode ultrapassar o seu atraso de décadas nos anos de escolaridade se investir na educação dos adultos. Entre 2000 e 2010, a percentagem de alunos com mais de 25 anos que tem escolarização secundária completa subiu de 8,6% para 13%, o maior aumento dos últimos 50 anos. Isto não se deve só à expansão do ensino obrigatório para os mais novos: olhando para quem tem entre 50 e 54 anos, a percentagem salta dos 5,5% para os 9,6%."

Ricardo reis in "Dinheiro Vivo"

Dá para entender todas as alterações na educação levadas a cabo por Nuno Crato?

Só as entendo num sentido.

Justificar o injustificável.

A liquidação da Escola Pública e a privatização do ensino!

Sem comentários:

Enviar um comentário