Uma , agência de notação financeira é uma empresa que, por conta de um ou vários clientes, qualifica determinados produtos financeiros ou ativos (tanto de empresas, como de governos ou países), avalia e classifica esses países, governos ou empresas, segundo o grau de risco de que não paguem as suas dívidas no prazo fixado. Quando esse risco se refere a operações de crédito concedido a um Estados soberano , é chamado risco soberano
.
Esse tipo de atividade começa a existir em meados do século XIX, nos Estados Unidos, quando algumas empresas forneciam aos comerciantes informações sobre a solvabilidade dos seus clientes, avaliando a capacidade desses cliente para honrar os pagamentos devidos em uma determinada obrigação financeira, tendo em vista a qualidade dos fiadores.
Historicamente, as primeiras agências de classificação de risco foram Fitch Ratings, Moody's e Standard & Poor's. Estas três empresas americanas constituem um verdadeiro oligopólio.
As agências de notação financeira têm muito peso no mercado, apesar de alguma falta de credibilidade, pois, a forma como atum tem ido ao encontro dos interesses dos especuladores financeiros
Continuam a ser elas que pela avaliação feita, acabam por condicionar a política económica e financeira dos estados e lhes rouba a autonomia.
Ainda recentemente, o Papa Francisco denunciou o “sistema globalizado que coloca o dinheiro no centro” e pediu às pessoas para que lutem, não se resignem, “não se deixem roubar a esperança” pelo ídolo do dinheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário